Metal Mecânica

Trumpf apresenta nova geração de máquinas de corte a laser

Na Blechexpo, a ser realizada de 26 a 29 de outubro de 2021, em Sttugart, na Alemanha, a Trumpf apresentará a nova geração da série TruLaser 1000, de máquinas de corte laser. Pela primeira vez, a função HighSpeed Eco, antes disponível em séries mais avançadas, foi integrada à série TruLaser 1000. Trata-se de um processo que explora melhor a capacidade de modulação de potência do TruDisk, em conjunto com bicos especiais que, além de dobrar a velocidade de  corte, reduz em até 50%  o consumo de gás.

A máquina corta chapas metálicas de forma significativamente mais rápida do que as máquinas a laser 2D convencionais. Além disso, a nova série também apresenta, pela primeira vez, a tecnologia CoolLine. Esta função executa uma aspersão automática de uma névoa de água sobre a superfície da chapa para garantir o resfriamento ideal durante o processo de corte. Desta forma, mesmo chapas de até 25 milímetros de espessura de baixa qualidade pode ser cortadas com precisão e qualidade.

Outra novidade nessa nova máquina é a função inteligente Smart Collision Prevention. A companhia desenvolveu um algoritmo sofisticado que calcula, por exemplo, a sequência em que as peças devem ser cortadas para evitar colisões – risco que ocorre entre as peças inclinadas e o cabeçote de corte. Essa função inteligente de prevenção de colisão reduz o tempo de máquina parada e melhora a eficiência da produção.

A nova Série TruLaser 1000 tem operação fácil e extremamente intuitiva. Centenas de parâmetros de corte, para diferentes materiais e espessuras de chapa, já estão armazenados no banco de dados da máquina prontos para utilização, sem a necessidade de qualquer desenvolvimento local. Os operadores podem selecionar o programa de corte com o toque de um botão e começar imediatamente.

“Graças à sua alta produtividade, ampla gama de aplicações e facilidade de operação, a nova geração da série TruLaser 1000 é ideal para empresas que desejam entrar no processo corte a laser 2D. Também complementa de maneira ideal a produção de empresas que já usam o corte a laser 2D e desejam aumentar sua capacidade”, afirma Jean-Baptiste Karam, gerente do produto na Trumpf.

A nova máquina é cerca de 10% mais acessível que sua antecessora. Seu design foi deliberadamente mantido simples e, portanto, atende de forma ideal os requisitos de empresas iniciantes ou que já trabalham em operações de um a dois turnos.

A série TruLaser 1000 pode ser usada para uma ampla variedade de materiais – ela corta aço carbono, aço inoxidável, alumínio, latão e cobre.  Isso permite que as empresas a utilizem para uma ampla gama de aplicações. Um trocador de bico automático também contribui para a agilidade de uso. Com esta tecnologia, a nova série TruLaser 1000 substitui de forma muito ágil e automaticamente o bico de corte. Isso elimina a intervenção manual do operador e reduz o tempo de setup.

A nova geração de máquinas estará disponível logo após a Blechexpo 2021, em três dimensões de área de trabalho: 3 × 1,5 metros, 4 × 2 metros e 6 × 2,5 metros. Os clientes podem escolher diferentes potências de laser (3, 4, 6, 8, 10 ou 12 kW). Além disso, a máquina pode ser expandida para incluir várias funções de automação para carga e descarga. No nível mais alto de automação, é possível operá-la sem grandes interações com o operador.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo