Valmet avança na construção de fábrica em Vespasiano (MG)

A multinacional de origem finlandesa Valmet está acelerando o ritmo de construção de sua nova fábrica em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), onde irá produzir 1,5 milhão de m² de elementos filtrantes, com planos de expansão para até 2,5 milhões, para as indústrias de mineração, química, papel e celulose, entre outros setores fabris.
A conclusão do projeto está prevista já para o segundo semestre deste ano. Com metade da obra já concluída e novos equipamentos na etapa final de aquisição, a nova unidade de produção deve entrar em operação imediatamente após o término das obras civis. A empresa irá transferir suas atividades do bairro Olhos D’Água, na região oeste da capital mineira, para o novo endereço.
Com 12 mil m², com a nova unidade a companhia pretende aumentar a capacidade produtiva em 34% já no primeiro ano de operação, prevendo triplicar a capacidade produtiva ao longo dos anos.
“Com a nova infraestrutura e novos equipamentos teremos maior capacidade e maior controle dos processos produtivos, podendo aprimorar o atendimento em termos de capacidade e agilidade nas entregas, qualidade e desenvolvimento de novos produtos”, diz o gerente de Operações da Valmet, José Luiz Rodrigues. De acordo com ele, a nova fábrica proporcionará a máxima confiabilidade e desempenho otimizado nos processos de filtração, já que a Valmet irá incorporar todo o ciclo produtivo dos elementos filtrantes na nova unidade, desde a matéria-prima até a entrega do produto acabado.
A linha de produtos da Valmet voltada à filtração inclui tecidos e feltros para as indústrias de mineração, química, papel e celulose, lavanderias e diversas aplicações de aplicações de filtração a seco. A empresa é uma das principais fornecedoras globais do segmento.
A filtração de concentrado na mineração exige tecidos de alta precisão, com desempenho consistente e garantia de repetibilidade – atributos que apenas um fabricante especializado pode assegurar ao longo de todo o fornecimento.
MEIO AMBIENTE – A nova unidade fabril será equipada com maquinários modernos e terá foco em melhorias na eficiência energética das operações, além da redução das emissões no meio ambiente, através, por exemplo, do sistema de aquecimento da calandra, máquina utilizada no acabamento dos tecidos, que terá o sistema de aquecimento movido pela queima de gás – fonte geradora de CO₂ – substituído por aquecimento elétrico.
A fábrica em Vespasiano também foi projetada para aproveitar melhor a iluminação natural, reduzindo o consumo de energia. Além disso, a sua localização estratégica contribuirá para a diminuição do transporte rodoviário, o que implicará em menor emissão de poluentes.
Hoje, a unidade da Valmet em Minas Gerais gera em torno de 145 empregos diretos, dos quais 25 foram contratados recentemente como parte do projeto de expansão.
No momento, há 14 vagas abertas para contratação nos setores de produção e logística e, em alguns anos, o número de empregos diretos deve saltar para cerca de 250 postos de trabalho diretos. (texto:Alberto Mawakdiye/foto: Ana Clara Ferreira/Construtora Atrium)