Metal Mecânica

Valmet expande atuação no setor de mineração e metais no Brasil

Fundamental para o crescimento de diversas indústrias, a mineração no Brasil está atraindo cada vez mais investimentos e consolidando as empresas do setor. Segundo dados da Agência Nacional de Mineração, esse setor é responsável por quase 5% do PIB nacional e fornece matérias-primas essenciais para diversas indústrias, como siderúrgicas, fertilizantes e petroquímicas.

A Valmet oferece portfólio amplo e integrado de produtos e vem expandindo o leque de soluções e serviços para aplicações em minerais e metalurgia, com tecidos filtrantes, sistema de automação, válvulas de controle de fluxo e bombas.

A empresa oferece uma linha abrangente de válvulas, incluindo as marcas Neles, Jamesbury e Flowrox, que são complementadas por bombas robustas. “Em 2021, adquirimos o portfólio completo da empresa Flowrox, que englobava válvulas e bombas de alta demanda pela indústria de mineração, especialmente em processos de britagem e moagem. No entanto, ainda enxergamos um considerável potencial de crescimento graças a todas as soluções que desenvolvemos nos últimos anos”, declara o gerente de Desenvolvimento de Negócios Rodrigo Bonas.

No domínio da automação de válvulas, a oferta da Valmet se estende desde atuadores até chaves de fim de curso e posicionadores inteligentes, que coletam dados de processo para melhor parametrização e operação de bombas, válvulas e outros instrumentos. Isso possibilita a otimização de processos e economias em matéria-prima e energia. Essa tecnologia também auxilia no gerenciamento de manutenção, pois é capaz de antecipar falhas com base em dados precisos, garantindo assim o melhor desempenho das válvulas. “A manutenção preventiva pode resultar em uma economia de até 70% em comparação com a manutenção corretiva. Com essa tecnologia, os clientes podem monitorar não apenas o funcionamento das válvulas, mas também as condições das malhas de controle, permitindo uma avaliação abrangente da performance desses componentes, mesmo em ambientes de processo extremos”, complementa.

O diferencial da Valmet consiste em seu desenvolvimento de tecnologias e serviços de manutenção preventiva e corretiva, oferecendo um amplo portfólio de produtos que atendem às diversas necessidades da indústria, incluindo o manuseio de rejeitos e outros materiais.

A tecnologia de filtros já é empregada há muito tempo na filtração de concentrados e, atualmente, o setor vem aplicando essa tecnologia também na filtração de rejeitos para empilhagem a seco. Esse processo consiste em separar sólidos de líquidos, permitindo o empilhamento seguro a seco (dry stacking) dos rejeitos. A Valmet apresenta amplo portfólio de soluções inovadoras de tecidos filtrantes para diversos processos em plantas de concentração nas indústrias de mineração e química. Esses tecidos são feitos sob medida para os processos e equipamentos específicos do cliente, garantindo confiabilidade na produção, economia de energia e redução dos custos de manutenção. Além disso, eles são projetados para suportar altas temperaturas de processo, ambientes químicos complexos e uma ampla variedade de polpas.

Dentre os produtos oferecidos, destacam-se os tecidos filtrantes para filtros de disco, filtros tambor, filtros de esteira, filtros prensa verticais e horizontais, entre outros, além de uma linha completa de soluções avançadas de filtragem para todas as aplicações nas indústrias de mineração, minerais e química.

“Ao aprofundarmos nosso conhecimento no tratamento de rejeitos, alinhamos nossa empresa com as preocupações de nossos clientes e da comunidade, buscando elevar os padrões e segurança na atividade mineradora. Muitos de nossos clientes já adotaram nossas tecnologias de filtragem, reconhecendo seu desempenho e qualidade”, explica o gerente de Vendas, Cleber Mattar. Um dos objetivos da companhia é continuar a expansão nas principais regiões mineradoras, ampliando sua participação de mercado globalmente e na América do Sul, com foco especial no Brasil, que possui um mercado altamente desenvolvido. (foto/divulgação).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo