Eletrônica e Informática

Veículos da Jaguar Land Rover serão construídos na plataforma Nvidia Drive a partir de 2025

A Jaguar Land Rover tem parceria estratégica de vários anos com a Nvidia, para desenvolver e fornecer em conjunto sistemas de condução automatizada, além de serviços e experiências habilitados para inteligência artificial (IA) para seus clientes.

A partir de 2025, todos os novos veículos Jaguar Land Rover serão construídos na plataforma definida pelo software Nvidia Drive, oferecendo um amplo espectro de segurança ativa, sistemas automatizados de direção e estacionamento, bem como sistemas de assistência ao motorista. Dentro do veículo, o sistema fornecerá recursos de IA incluindo monitoramento de motorista e passageiro, bem como visualização avançada do ambiente do veículo.

Esta solução full-stack é baseada no Nvidia Drive Hyperion, que apresenta computadores AV centralizados Drive Orin; softwares Drive AV e Drive IX; segurança, proteção e sistemas de rede; além de sensores surround. Drive Orin é o cérebro de IA do carro e executa o sistema operacional Jaguar Land Rover, enquanto o Drive Hyperion é o sistema nervoso central.

“Queremos mudar a maneira de dirigir das pessoas, não apenas automatizando aquilo que é trabalhoso, mas também fornecendo uma experiência de conforto nunca vista. A tecnologia da Nvidia tem tudo para transformar os veículos da Jaguar Land Rover em verdadeiros carros do futuro”, comenta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia para América Latina.

A Jaguar Land Rover também aproveitará soluções de data center desenvolvidas internamente com Nvidia DGX para treinamento de modelos de IA e software Drive Sim construídos no Nvidia Omniverse para simulação fisicamente precisa em tempo real. Os recursos definidos por software da Jaguar Land Rover e sua arquitetura de verificação e validação de ponta a ponta permitirão a entrega de serviços inovadores de direção assistida e automatizada ao longo da vida útil do veículo por meio de atualizações de software over-the-air (OTA).

“A colaboração e o compartilhamento de conhecimento com a líder do setor, Nvidia, são essenciais para concretizar nossa estratégia Reimagine, estabelecendo novos padrões de qualidade, tecnologia e sustentabilidade. A Jaguar Land Rover se tornará a criadora dos veículos e serviços de luxo mais desejados do mundo para os clientes mais exigentes. Nossa parceria estratégica de longo prazo com a Nvidia abrirá um mundo de potencial para nossos futuros veículos à medida que a empresa continua sua transformação em uma potência digital verdadeiramente global”, afirma Thierry Bolloré, CEO da Jaguar Land Rover.

“Os carros da próxima geração transformarão o setor automotivo em uma das maiores e mais avançadas indústrias de tecnologia. Frotas de carros programáveis e definidos por software oferecerão novas funcionalidades e serviços para a vida útil dos veículos. Estamos entusiasmados com a parceria com a Jaguar Land Rover para reimaginar o futuro do transporte e criar os carros mais avançados”, diz Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia.

A Jaguar Land Rover pretende atingir emissões líquidas de carbono zero em toda a sua cadeia de fornecimento, produtos e operações até 2039.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo