Eletrônica e Informática

Vendas da indústria eletroeletrônica para o varejo crescem até 15% devido à Black Friday

As vendas da indústria de eletroeletrônicos e de eletrodomésticos para o varejo deverá crescer entre 10% e 15%, nesta Black Friday de 2020 no comparativo com os resultados de 2019. No ano passado, no mesmo período, o setor cresceu 18% em relação ao ano anterior. O levantamento foi feito pela Eletros, a Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, que reúne as principais indústrias do setor respondendo, em média, por 90% deste mercado no país,

“Apostamos que há, ainda, uma forte demanda reprimida acentuada pela pandemia, o que diante da instabilidade econômica observada em especial nos primeiros meses da crise sanitária, fez com que muitas famílias adiassem as compras. Estes consumidores estão aguardando o momento certo para comprar se aproveitando dos descontos expressivos da Black Friday”, afirma o presidente executivo da Eletros, Jorge Nascimento.

Para atender a forte expectativa de consumo a indústria vem trabalhando nos últimos meses trabalhando intensamente para concluir os pedidos do varejo. De agosto a outubro, ainda segundo a Eletros, mais de 80% das indústrias ampliaram sua capacidade produtiva para perto da capacidade máxima, reduzindo os indicadores de ociosidade para próximo 3%. “Parte considerável de nossas fábricas ampliou a produção para 3 turnos, fenômeno que não era registrado desde 2016”, destaca.

O quarto trimestre, sazonalmente, é o mais importante para as vendas do setor, pois além da Black Friday inclui também o Natal. Entretanto, em alguns segmentos, os resultados da Black Friday são ainda mais significantes. As vendas neste período nos últimos anos 5 chegaram a superar a marca de 18% os resultados apurados nos 3 primeiros trimestres anteriores.

 

COMÉRCIO ELETRÔNICO – As indústrias do setor de eletroeletrônicos viram suas vendas diretas ao consumidor em 2020 via comércio eletrônico disparar em relação à média registradas nos anos anteriores. O volume de produtos comercializados por este canal apresentou crescimento de 20% em março, no comparativo com o mesmo mês do ano anterior. Em abril, o crescimento foi de 50%, caindo para 30% em maio e, desde então, se estabilizando em 25% até outubro. De acordo com a Eletros, esta tendência de alta nas vendas por e-commerce pode avançar ainda mais, podendo chegar a 30% no quarto trimestre deste ano em relação ao ano anterior.

 

RETOMADA – A indústria de eletroeletrônicos vive um momento de intensa retomada. O setor começou o ano registrando crescimento médio de 5% nas vendas em janeiro e fevereiro, mas, a partir de março, com a chegada da pandemia e o agravamento da crise sanitária, uma sequência de perdas significativas fez com que o primeiro trimestre apresentasse uma retração de 11,72% em relação ao mesmo período de 2019.

O auge da crise de 2020 foi registrada no mês de abril em que uma queda média nas vendas de 60% foi aferida por conta do reflexo das medidas restritivas de circulação de pessoas. Neste período a Eletros detectou o fechamento de 85% das fábricas em todo o país. Apesar deste cenário, com os programas de auxílio implementados pelo Governo Federal com o apoio do congresso, as demissões não chegaram a 5%.

Com a abertura gradual da economia a partir de maio, o setor vive um forte movimento de retomada e recomposição de perdas. “Em junho verificamos forte crescimento em todos os segmentos de eletroeletrônicos, alcançando um resultado de quase 40% no comparativo ao mesmo mês do ano anterior”, ressalta Nascimento. “Graças à performance registrada em junho, terminamos o segundo trimestre com perdas de 19,15%. Poderia ter sido bem pior se tivéssemos mantido o cenário registrado em abril.”

Este cenário de recuperação econômica se manteve firme no terceiro trimestre, o que se converteu em crescimento de 73% em relação ao segundo trimestre de 2020. Na comparação entre o terceiro trimestre de 2020 com o terceiro trimestre de 2019, o crescimento foi de 2,75%. “O comparativo entre o terceiro trimestre de 2020 com o segundo trimestre é interessante, pois mostra exatamente o momento da virada, ou seja, saímos de um cenário de fortes perdas e invertemos o jogo”, pondera.

Entre as principais justificativas para este cenário de retomada, segundo a Eletros, é que diante da impossibilidade de viajar ou realizar programas de lazer e entretenimento, como ir ao cinema ou sair para jantar, o consumidor, em especial de classe média, se viu com mais recursos para investir em melhorias na sua casa, priorizando maior conforto. Outro aspecto relevante apontado pela entidade foi o impacto positivo do auxílio emergencial, tendo um papel relevante na composição da rendas das famílias de menor renda.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios