Eletrônica e Informática

Vertiv inicia operações do centro de treinamento para profissionais de data center na Grande São Paulo

O mundo sabe que o uso de data centers é crescente. Essas instalações físicas – que podem ser de pequeno porte ou gigantescas – utilizadas para hospedar aplicativos e dados essências de empresas, se tornam onipresentes no mundo cada vez mais digitalizado. Qualquer transação bancária, mesmo realizada presencialmente nas agências, tem por trás um data center. As compras via aplicativo dependem de um data center e por aí vai.

 

O mundo também sabe que recursos humanos qualificados para manter essas estruturas em funcionamento são escassos. Só na América Latina, estima-se que serão necessários 21 mil profissionais qualificados até 2025 para trabalhar na área de data centers. E quase todo mundo já experimentou em maior o menor grau as nefastas consequências de algum problema nessas infraestruturas tecnológicas. E estima-se que cerca de 80% das ocorrências nos data centers têm origem em erros humanos, embora raramente as falhas decorram de um evento isolado – geralmente elas ocorrem por uma combinação de fatores.

 

Para desenvolver recursos humanos e atualizar os profissionais do segmento, a Vertiv iniciou as operações da The Vertiv Academy Latin America, um centro de treinamento para profissionais de data centers. A instalação de 150 metros quadrados, localizada em Barueri, na Grande São Paulo, replica o ambiente de data center real, com detalhes meticulosamente projetados, como a coexistência equipamentos de gerações tecnológicas diversas, que não são raras nesse tipo de instalações. Os investimentos realizados não foram divulgados. A empresa conta com outras 6 instalações similares em operação no mundo. Na América Latina, funcionam no México e, agora, no Brasil. Em breve inaugurará no Chile.

 

Em ambiente seguro e controlado, treinamentos práticos são realizados atualmente por seis instrutores devidamente treinados do ponto de vista técnico e didático que, se necessário, podem ter o auxílio de outros 31 profissionais da área técnica. Os treinamentos são destinados aos profissionais do Brasil e de outros países da América Latina nas melhores práticas para o gerenciamento e serviços de infraestrutura digital crítica, com ênfase nas soluções de gerenciamento de energia e gerenciamento térmico da Vertiv. Os treinamentos oferecidos na The Vertiv Academy Latin America estão disponíveis em português, espanhol e inglês.

 

Os serviços oferecidos na The Vertiv Academy Latin America são exclusivos para usuários finais de soluções da Vertiv (clientes), parceiros do canal da Vertiv e para a equipe interna de serviços da empresa – os engenheiros de atendimento ao cliente da Vertiv. Há oferta de treinamentos de catálogo, embora treinamentos com conteúdos específicos possam ser dados, de acordo a estrutura do data center do cliente, de forma a melhor atender a necessidades específicas.

 

A Vertiv Academy também pode desenvolver conteúdos diferenciados, por exemplo, para gestores de empresas, que não são técnicos, mas desejam ter conhecimento mais aprofundado sobre os data centers.

 

Os treinamentos operacionais duram de 1 a 3 dias, enquanto para profissionais técnicos a duração é um pouco mais longa, de 4 a 5 dias. A Vertiv Academy no Brasil já havia treinado cerca de 500 profissionais até junho e prevê receber outros 200 profissionais até o final do ano.

 

“Os data centers de HPC (high performance computing) e para aplicações de Inteligência Artificial (IA) estão chegando na América Latina e demandam uma nova geração de profissionais com novas competências. Novas tecnologias, como as ofertas de refrigeração líquida para infraestrutura crítica, possibilitam aos operadores de data center economizar energia e refrigerar adequadamente seus racks de dados de alta densidade. Novos UPSs (no-breaks) com múltiplas fontes de energia contribuem para esse cenário dinâmico dos data centers, permitindo que o gestor do data center escolha qual fonte de energia usar dependendo do tipo de aplicação. Mais do que nunca, manter esse ambiente operando de forma eficiente requer infraestrutura confiável e uma equipe técnica capacitada para fazer a sua manutenção. Esses elementos tornaram-se ainda mais importantes dada a falta de profissionais qualificados certificados nas melhores práticas de gestão de infraestrutura digital crítica”, diz Francisco Sales, diretor de Serviços para a Vertiv América Latina.

 

“A The Vertiv Academy Latin America proporciona aos profissionais do data center um ambiente seguro de testes, acesso aos equipamentos críticos para aprendizado hands-on e as mais novas tecnologias para aprimorar tanto o treinamento como os serviços avançados de campo. O objetivo é prepará-los para enfrentar os desafios da gestão de um data center”, explica Leonardo Barroso, gerente regional de Treinamento e Suporte Técnico para a Vertiv América Latina.

 

Alguns destaques do espaço físico são as Vertiv Smart Solutions – soluções modulares pré-fabricadas, configuradas para incluir a plataforma de monitoramento Vertiv Environet Alert e os sistemas de gerenciamento de energia e gerenciamento térmico da Vertiv.

 

A The Vertiv Academy Latin America possui também mais de dez simuladores de soluções de gerenciamento térmico da Vertiv – dispositivos com lógica integrada das soluções de gerenciamento térmico. “Os simuladores da Vertiv permitem aos alunos vivenciar a interface de equipamentos de grande porte que estão fisicamente em seus data centers, mas não estão presentes na The Vertiv Academy. O simulador suporta o aprendizagem de gestão desses sistemas, sempre com o suporte de profissionais treinados”, diz Leonardo Barroso.

 

Além dos simuladores, alunos e instrutores podem também usar realidade aumentada e óculos inteligentes para receber imagens em 3D de equipamentos e projetos. Isso permite, também, que alunos remotos vivenciem uma nova forma de interagir com as soluções da Vertiv durante a sessão de treinamento. “Usamos óculos inteligentes de RA para reforçar o processo de aprendizado através de uma experiência única e imersiva”, diz Barroso. “Após dominar o uso destes óculos 3D, os profissionais treinados pela The Vertiv Academy ganham um diferencial de carreira. Eles se tornam capazes de enxergar as profundezas da infraestrutura do data center e serão capazes de verificar o ambiente crítico junto com um instrutor local.” (texto: Franco Tanio/foto: divulgação)

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo