Volvo investirá R$ 1,5 bilhão entre 2022 e 2025
O Grupo Volvo América Latina vai investir R$ 1,5 bilhão em suas operações no Brasil, no período de 2022/2025. Os recursos são voltados principalmente para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços. O anúncio foi divulgado com o balanço de 2021, o melhor ano da história da companhia desde que se instalou no Brasil.
No segmento de caminhões, a Volvo foi líder na venda de pesados no país, com 17.980 veículos unidades emplacadas. O Volvo FH 540 foi o caminhão mais vendido do Brasil, com 8.935 unidades emplacadas, número superior até mesmo ao de caminhões leves. Outro destaque foi o desempenho em vendas da linha Volvo VM, que cresceu 81% em emplacamentos, com 6.393 veículos comercializados. Na soma total, a Volvo emplacou 21.823 caminhões no país em 2021, um crescimento de 45,7% sobre o ano anterior.
“O Brasil manteve a importante posição de segundo maior mercado de caminhões da Volvo no mundo, mesmo numa época de limitações por conta da pandemia e das restrições da cadeia de suprimentos. Estamos orgulhosos em celebrar o melhor ano da história da marca no país”, comemora Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.
“Para 2022, também vemos boas perspectivas. No entanto, os desafios da cadeia de produção, tanto em capacidade quanto em aumento de custos, vão exigir atenção ano longo do ano todo”, afirma Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.
A Volvo Buses também teve bons resultados, principalmente no mercado externo. A divisão de ônibus entregou 1.180 chassis urbanos e rodoviários, pesados e semipesados. Deste total, 368 veículos foram emplacados no Brasil. Os 812 ônibus restantes foram para toda a região hispânica da América Latina e vários países da África. Em 2021, 66% dos negócios de ônibus foram para fora do Brasil.