XCMG Brasil anuncia criação de Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para nacionalizar máquinas
A XCMG Brasil vai criar de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para a nacionalização das máquinas e, desta forma, expandir a atuação da XCMG no mercado nacional. O anúncio foi feito por Yang Dongsheng, presidente mundial da multinacional chinesa XCMG, no dia 23 de agosto, durante reunião com os 18 dealers da companhia, que cobrem todo o território brasileiro.
Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina são responsáveis por 45% do faturamento da XCMG Brasil, que acrescido dos estados do Sudeste, em especial, São Paulo, atingem 70% a 75% do faturamento da empresa.
Renato Torres, diretor Comercial da companhia, afirmou que mesmo frente ao recuo acentuado do segmento de máquinas, de 14% conforme divulgado na mídia recentemente, a XCMG Brasil continua avançando no mercado nacional com ampla linha de produtos, atendendo às necessidades de segmentos como construção, agronegócios, mineração e, mais recentemente, pavimentação. “Com apenas 9 anos no país, pretendemos fechar 2023 com market share acima de 20%”, destacou.
Fundada em março de 1943 na China, a XCMG ocupa hoje a 1ª posição no setor de máquinas pesadas no mercado chinês e a 3ª no mundo. O Grupo XCMG é constituído por diversas fábricas de máquinas pesadas para construção civil, mineração e agronegócios, oferecendo as linhas mais completas e competitivas do mercado. Destaques para guindastes, terraplenagem, pavimentação, perfuratrizes, elevação e concretagem. Nesse ranking, detém 20% do mercado mundial e 70% do chinês.
No Brasil, desde 2004, a empresa atende todo o Brasil, mantendo a linha de produção fabril instalada na cidade de Pouso Alegre (MG). A localização estratégica da unidade fabril, próxima às margens da rodovia Fernão Dias, estreitou os laços da marca com um mercado cada vez mais exigente em qualidade, tecnologia e inovação.