Metal Mecânica

Yanmar aumenta em mais de 70% as vendas de motores destinados a lanchas para praticagem

O crescimento do mercado de praticagem no Brasil vem sendo impulsionado pelo aumento do volume de cargas movimentadas nos portos brasileiros. Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), de janeiro a setembro deste ano, a movimentação portuária brasileira foi de 968 milhões de toneladas, contra 911 milhões em 2022, considerados no mesmo período, o que representa um aumento de mais de 6%. A tendência aponta que, nos próximos anos, com a expansão da economia brasileira e o aumento do comércio internacional, essa atividade deve seguir em ascensão. O serviço de praticagem no país contribui para a segurança da navegação e para a eficiência dos portos brasileiros.

 

Fabricantes como a multinacional japonesa Yanmar, especialista em motores genuinamente marítimos, têm investido no segmento. Com um portfólio de motores dedicados à praticagem, a companhia acumula até novembro deste ano, um aumento de mais de 70% em unidades comercializadas exclusivamente para essa fatia de mercado.

 

“As lanchas que transportam os práticos são essenciais para a prestação do serviço de praticagem. Essas lanchas devem ser rápidas, manobráveis e confiáveis, pois precisam operar em condições adversas, como mar agitado e forte correnteza. Neste sentido, a Yanmar possui uma gama completa de motores para atender especialmente essas necessidades”, afirma Igor Cabral, supervisor de Vendas de motores marítimos da Yanmar South America.

 

Os motores 6HYM-WET (600mhp) e 6LY2A-STP (440hp) estão entre os mais comercializados pela Yanmar para o serviço de praticagem. (foto/divulgação)

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo