Metal Mecânica

ZF registra pico de demanda por componentes eletrônicos de aplicação automotiva no Brasil

A ZF registra aumento de produção de componentes eletrônicos em Limeira (SP), e confirma a expansão da demanda por sistemas cada vez mais inteligentes nos veículos nacionais. A linha da ZF, considerada uma das mais modernas e eficientes pelo Grupo no mundo, ultrapassou neste ano a marca de sete milhões de componentes eletrônicos produzidos deste o início de suas atividades em 2013. A mesma linha também bateu recorde de produção de EPP (Conjunto de Potência Elétrica) para EPS (Direção Eletricamente Assistida), com mais de 50 mil unidades produzidas em um único mês.

 

De acordo com Plínio Casante, gerente sênior de Engenharia e Operações da Unidade de Eletrônicos da ZF América do Sul, “a demanda crescente por componentes eletrônicos reflete uma nova realidade presente nos veículos produzidos no país, que possuem cada vez mais sistemas de segurança inteligentes”. Para a ZF, a previsão é de que até 2027 cerca de 40% dos veículos produzidos no Brasil sejam equipados com câmeras frontais inteligentes (foto), o que se confirma devido às regulamentações e requisitos do Latin NCAP para tecnologias e sistemas avançados de assistência ao motorista.  Em linha com a tendência dos mercados europeu e norte-americano, o Latin NCAP vem aumentando as exigências para obtenção de estrelas ano a ano.

 

“Caso novas exigências entrem em vigor, a aplicação de câmeras no mercado nacional poderá chegar a 100% até 2029. A ZF, como a líder global no segmento de câmeras inteligentes está atenta a esta projeção e traça um plano estratégico para atender a demanda da região com produção local”, afirma Casante.

 

As funcionalidades exigidas tanto pelo Latin NCAP como pelo Contran – Conselho Nacional de Trânsito, são as que mais contribuem para a redução de acidentes na atualidade. Entre elas estão o AEB (Frenagem Automática de Emergência) e o LKA (Assistente de Manutenção de Faixa).  O BSD (Sensor de Ponto Cego) aparece em terceiro lugar como item mais importante para a segurança viária. Segundo Casante, todas essas tecnologias já fazem parte do portfólio global ZF.

 

Em função de sua modularidade e flexibilidade, a linha de eletrônicos da ZF em Limeira tem potencial para atender localmente as necessidades de seus clientes e expandir facilmente para produzir novas tecnologias, como câmeras frontais Inteligentes.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo