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11ª Interplast tem recorde de público de geração de negócios

A 11ª Interplast – Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico, que aconteceu de 5 a 8 de abril, no Centro de Convenções da Expoville, em Joinville (SC), recebeu durante os quatro dias, 30 mil pessoas, entre visitantes, expositores, congressistas e participantes da Rodada de Negócios.

Entre o público, havia representantes de 695 cidades e 24 estados, especialmente de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Destaque, ainda, para visitantes procedentes da região Nordeste. A feira também recebeu visitantes estrangeiros, vindos de 17 países, com destaque para os da América do Sul, como Paraguai e Argentina.

Cerca de 400 marcas nacionais e internacionais apresentaram as principais tecnologias, equipamentos, matérias-primas e inovações desenvolvidas pela indústria desde o início da pandemia, presença. Estima-se que o evento gerou de R$300 milhões em negócios, que devem ser movimentados ao longo dos próximos doze meses. O valor representa crescimento de 16% em relação à edição anterior, realizada em 2018.

“A Interplast é a única feira que reúne toda a cadeia do plástico. Nesta edição, ainda mais especial por bater recordes de público e de negócios, no momento de retomada pós pandemia, mostramos a força do nosso estado, que apresenta altas taxas de crescimento da indústria e concentra algumas das principais empresas de transformação de plástico no Brasil, reconhecidas pela qualidade dos seus produtos em âmbito mundial”, afirma Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil.

PÚBLICO QUALIFICADO – Além do número recorde, o público da Interplast mostra-se cada vez mais qualificado, o que resulta negociações mais assertivas e rentáveis. Pela primeira vez expondo no evento, a Virtual Automação teve suas expectativas superadas.

“Medindo em números, eu traduziria que 85% do público é bastante qualificado e interessado em buscar soluções. O resultado também foi bem satisfatório em termos de geração negócios: vendemos dois equipamentos e outros seis estão previstos para fechamento nas próximas semana”, comemora o consultor Comercial da Virtual Automação, JaanTammerik.

O alto nível do público visitante da Interplast pode ser demonstrado nos seguintes números: 10% dos visitantes são sócios/proprietários das empresas; 12% são gerentes; 10% são diretores.

Em relação ao fechamento do negócio, 39% dos visitantes possuem decisão na compra, e 33% participam dos processos de pesquisa, planejamento e recomendação das aquisições.

Além disso, 19% dos visitantes da Interplast atuam em empresas com mais de 500 funcionários. Entre os produtos de maior interesse na feira, 14% dos visitantes vieram buscar máquinas e equipamentos, 12% matérias-primas e insumos, e 8% automação industrial.

RODADA DE NEGÓCIOS – Além das relações comerciais iniciadas e concretizadas nos estandes da feira, a Rodada de Negócios foi outro importante momento para a consolidação de novas parcerias.

Neste ano, a estimativa é que a rodada tenha movimentado R$ 5 milhões em negócios, em 586 reuniões realizadas, com a participação de 40 fornecedores e 20 compradores.

Depois de participar da Rodada de Negócios realizada em 2020, de forma online, a empresa de injeção plástica CR Produtos, de Bragança Paulista (SP), aprovou a experiência presencial.

“O feedback e a troca de cartões foram muito bons. Viemos em busca de fornecedores de resina de matéria prima e máquinas e encontramos alguns contatos de empresas aqui da região Sul que eu não tinha acesso, em São Paulo. Aqui já tivemos retorno do que viemos procurar. Com certeza vamos voltar outras vezes”, afirmou a compradora da CR Produtos, Monica Maria Silva.

CONTEÚDO TÉCNICO  – Também essencial para o desenvolvimento de empresas e profissionais, o conteúdo técnico foi um dos pontos valorizados pela 11ª Interplast que ofereceu ampla programação gratuita.

Um dos destaques foi a Jornada do Grafeno, com a participação de 120 pessoas que puderam conhecer mais sobre a tecnologia que permite produzir plásticos mais resistentes que o aço.

De acordo com Érica Ferreira, diretora de Inovação da Zextec, empresa especializada em melhoria de processos industriais, com foco no desenvolvimento de nano soluções a partir do grafeno,o objetivo da jornada foi desmistificar o grafeno e mostrar aos profissionais da área como ele pode ser aplicado em diversos tipos de indústria, seus diferenciais, benefícios e, também, sua viabilidade econômica.

“A Interplast está sendo importante para dar mais visibilidade ao grafeno, mostrar que ele é economicamente viável, seus benefícios técnicos como maior durabilidade, resistência ao calor, flexibilidade. Na feira estamos fazendo muitos contatos que devem se tornar novas parcerias nos próximos dias”, avalia Érica.

A programação de conteúdo técnico apresentou, também, os workshops dos expositores, que reuniram 540 participantes; o congresso técnico Cintec Plásticos 2022, realizado em parceria com o IST, Senai SC e Fiesc, e que reuniu 180 pessoas; e o 1º Fórum de Economia Circular Plástico Sul, iniciativa que teve apoio do Simpesc, Simpep, Sinplast-RS e Simplas, e que foi prestigiado por 140 participantes.

.A 12ª Interplast será realizada em agosto de 2024, voltando a acontecer em sua data original, durante o segundo semestre do ano. “Já estamos com fila de espera para os espaços da próxima edição”, afirma Spirandelli.

 

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