Eletrônica e Informática

Lactec desenvolve sistema de detecção de cabos de média tensão energizados caídos ao solo

Calibrar a sensibilidade dos relés dos circuitos de distribuição de energia elétrica para que eles desliguem sempre que houver uma situação de risco é um grande desafio enfrentado pelas concessionárias responsáveis pelo serviço. Isto porque, quanto mais sensível for o relé, mais provável a ocorrência de desligamentos indevidos, por interferências leves ou momentâneas na rede elétrica, por exemplo, quando um galho de árvore balança e encosta na rede. Por outro lado, se a sensibilidade não for suficiente, o rompimento e queda ao solo de um cabo de média tensão energizado pode resultar em acidentes graves e até mesmo fatais.

Na busca de uma solução para o problema, um sistema automatizado e integrado foi criado recentemente por um Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento financiado pela distribuidora da Companhia Paranaense de Energia. O trabalho resultou na construção de um software que promete auxiliar na detecção e localização em tempo real de casos em que a corrente é muito baixa, evitando a situação de risco no caso de um fio se romper e cair ao solo.

O desafio do projeto era desenvolver um sistema integrado, composto por ferramentas computacionais para análises oscilográficas das correntes e tensões disponibilizadas por dispositivos eletrônicos inteligentes, relés, sensores de tensão e de corrente e medidores inteligentes de energia instalados na subestação e ao longo da rede de distribuição. Através de algoritmos eficientes e robustos, ele deve detectar, classificar automaticamente e localizar, em tempo real, faltas de alta impedância na rede de distribuição – que são os casos em que a amplitude da corrente fica abaixo dos valores que normalmente sensibilizariam os elos fusíveis e relés de sobrecorrente.

O sistema foi desenvolvido por pesquisadores do instituto Lactec, através do P&D 2866-0503/2018, chamado “Sistema automatizado de classificação, detecção e localização de faltas de alta impedância em redes de distribuição”. A proposta foi apresentada à Chamada Pública lançada pela distribuidora do grupo Copel em 2018, tendo sido mapeada e priorizada pela Comissão de Inovação da empresa, e alinhada ao roadmap tecnológico e ao planejamento estratégico da companhia. Os pesquisadores tiveram o acompanhamento do gerente de Projeto pela Copel, o engenheiro Oscar Kim Junior.

De acordo com o gerente de Proteção e Estudos Elétricos de Operação, Lincoln Weigert Venâncio, com a pesquisa realizada, a Copel avança naquilo que é uma questão de segurança para muitas concessionárias do Brasil e do mundo: evitar acidentes por choque elétrico quando do rompimento de cabos de média tensão ao solo (de 6 kV a 36 kV). Além disso, o sistema é capaz de contribuir direta e decisivamente em eficiência e na melhoria dos índices de qualidade do fornecimento de energia elétrica aos consumidores, uma vez que a rápida localização do defeito na rede pelas equipes de operação e emergências permite agilidade no reestabelecimento do circuito, afetando um número menor de consumidores.

Ainda segundo o engenheiro, o desenvolvimento da solução se tornou especialmente relevante devido à utilização de cabos protegidos com material polimérico na busca de reduzir os desligamentos acidentais, inclusive nas obras do Programa Paraná Trifásico, que está tornando mais robusta a espinha dorsal das redes de distribuição nas áreas rurais do estado. “Este novo padrão construtivo foi um dos grandes motivadores desses estudos, a fim de cobrir uma pequena margem de risco ainda existente, uma vez os cabos protegidos já representam intuitivamente menor risco de acidentes”, explica Venâncio.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios