A nova estratégia de crescimento da China é apoiada por robôs
“O rápido desenvolvimento da China na automação robótica industrial é extraordinário”, afirma Marina Bill, presidente da Federação Internacional de Robótica (IFR). “O estoque operacional ultrapassou a marca de 1,5 milhões de unidades há dois anos, tornando a China o primeiro e único país com um estoque tão grande de robôs industriais.” A instalação de 290.258 unidades só em 2022 representa 52% do mercado global.
Para atender a essa demanda, os fornecedores de robôs nacionais e internacionais estabeleceram fábricas de produção na China e aumentaram continuamente a capacidade.
O enorme investimento da indústria automobilística impulsionou a procura desde 2010. A China tornou-se o maior mercado automobilístico do mundo e a maior base de produção mundial de veículos – incluindo carros elétricos – com forte potencial de crescimento. A China também é um grande produtor de dispositivos eletrônicos, baterias, semicondutores e microchips.
Desde 2016, a indústria elétrica e eletrônica substituiu a indústria automotiva como principal cliente e impulsionador do crescimento dos robôs industriais na China. Várias outras indústrias também começaram a expandir a sua capacidade utilizando tecnologia de automação avançada.
Hoje, o mercado interno da China ainda é o maior mercado único para os fabricantes chineses de robôs: “Até agora, o número de robôs exportados da China é muito limitado”, afirma Xiaogang Song, diretor executivo e secretário geral da China Robot Industry Alliance (Cria). “Os robôs chineses que vão para o exterior começaram há apenas alguns anos. De acordo com as nossas estatísticas, o número total de robôs exportados é inferior a 5%.”
“Como qualquer empresa que procura um novo mercado, as empresas chinesas de robôs vão onde há procura para os seus produtos”, diz Song. Normalmente, as empresas chinesas de robôs estabelecem suas filiais cooperando com parceiros locais e contratando pessoal local. Levará algum tempo para construir a credibilidade da marca, aumentando os níveis de tecnologia e fornecendo melhores serviços para atender às necessidades dos mercados estrangeiros. Em algumas áreas, como sistemas de visão ou aplicações de IA, as empresas chinesas têm vantagens baseadas na satisfação das necessidades de aceleração da automação nos setores industriais da China. Menor custo de produção ou baixo custo também é uma das principais vantagens dos robôs chineses.