Eletrônica e Informática

Abilux renova parceria com a ApexBrasil para promover exportações da indústria de iluminação

O Lux Brasil (Projeto de Exportação da Indústria Brasileira de Iluminação), resultado da parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que há 15 anos atua de forma ampla e contínua na promoção das empresas brasileiras do setor de iluminação em mercados internacionais, acaba de ser renovado. O novo ciclo, referente ao período 2025-2027, prevê investimentos totais de R$ 5,4 milhões, considerando R$ 2,4 milhões de recursos da ApexBrasil e R$ 3 milhões de contrapartidas das empresas apoiadas e da associação. A meta é apoiar 80 empresas e exportar US$ 13,5 milhões em dois anos.

 

O projeto terá 10 países como mercados-alvo, sendo os prioritários, Estados Unidos, Peru e Costa Rica, com o propósito de promover, facilitar e acelerar o processo de internacionalização das empresas do setor de iluminação.

 

As iniciativas são desenvolvidas para preparar as empresas participantes nos temas relacionados ao comércio internacional incluindo ações de capacitação, certificação e promoção comercial (feiras internacionais, rodadas de negócios e missões comerciais).

As empresas participantes poderão contar com diversos produtos e serviços que possibilitam alavancar o crescimento das exportações para os segmentos de componentes de iluminação e luminárias comerciais, industriais, públicas, decorativas e de emergência, dentre outras.

 

Esta nova etapa do convênio pretende incrementar a internacionalização das empresas brasileiras localizadas nas regiões norte e nordeste do Brasil. Para isso, promoverá quatro roadshows nessas áreas de acordo com a maior concentração de indústrias já mapeadas, inicialmente em Pernambuco, Bahia, Ceará e Amazonas.

 

De acordo com o presidente da Abilux, Roberto Saheli, o projeto está preparado para atender empresas de todos os estados brasileiros, dos mais variados perfis empresariais. Saheli reforça a importância de fomentar a participação de micro e pequenas empresas, assim como estimular a inovação e práticas de sustentabilidade.

 

“O Lux Brasil tem um papel fundamental no fortalecimento e na manutenção da presença do setor brasileiro de iluminação no mercado internacional. Nosso objetivo é garantir o crescimento das empresas nacionais de forma sustentável, com base nos pilares de ESG, conquistando novos mercados e consolidando a imagem do Brasil como fabricante de luminárias com qualidade e design diferenciados”, completa o gerente do projeto, Arnaldo Galvão.

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