Eletrônica e Informática

Arduino fornece soluções de IoT industrial com hardware e software de código aberto

O Arduino está transformando o espaço de automação industrial por meio de hardware e software de código aberto, fornecendo novas perspectivas e abrindo oportunidades em todos os setores. Mais de 30.000 empresas em todo o mundo já utilizam o hardware Arduino Pro fácil de usar e confiável, o Arduino Cloud que é intuitivo, kits educacionais acessíveis e cursos de certificação.

 

Uma soluções interessante é o Opta, um micro-PLC inovador, adotado para integrar automação com aplicações IoT devido aos seus recursos de segurança e opções de conectividade integradas. Ele permite que os usuários evitem a dependência de fornecedores e é adequado até mesmo para iniciantes em automação industrial e predial, monitoramento e controle remoto e IoT.

 

O Arduino Opta oferece aos usuários muitas opções de programação: ele pode ser programado com as principais linguagens IEC 61131-3, bem como dentro do ambiente Arduino, contando também com muitas bibliotecas e esboços de software prontos para uso. Além disso, as duas abordagens podem ser combinadas para expandir ainda mais as capacidades.

 

“Com a Opta, reduzimos as barreiras à automação industrial, permitindo uma ampla gama de projetos que eram ‘impensáveis’ ou ‘inacessíveis’ há pouco tempo. Trabalhamos duro para fornecer hardware de alto desempenho e conectividade supersegura a um preço atraente, combinado com flexibilidade na escolha do paradigma de programação preferido entre a linguagem Arduino e todas as linguagens IEC 61131-3”, comenta o CEO da Arduino, Fabio Violante.

 

Para projetos mais complexos, os recursos de monitoramento e controle do Opta podem ser aumentados com módulos de expansão de E/S: Arduino Pro Opta Ext D1608E e Arduino Pro Opta Ext D1608S multiplicam pontos de controle em tempo real com 16 entradas programáveis ​​e 8 digitais (eletromecânicas ou de estado sólido). ) saídas de relé. Já o Arduino Pro Opta Ext A0602 permite que os usuários configurem novas E/S analógicas para interagir com sinais de 0-10 V e 0/4-20 mA e obter valores de temperatura por meio do PT100, diversificando os recursos de aquisição de dados e expandindo as possibilidades de atuação.

 

Sua facilidade de uso fez do Opta uma ferramenta favorita também em prototipagem rápida, educação e treinamento. A própria Arduino lançou recentemente o Arduino PLC Starter Kit, baseado no Opta WiFi e no Arduino PLC IDE, oferecendo uma solução de treinamento que se conecta diretamente ao futuro da automação industrial. O kit, pronto para integração com sistemas simulados industriais, foi projetado para apresentar aos alunos de institutos vocacionais e academias voltadas para a tecnologia as linguagens de programação padrão IEC 61131-3 e comunicações Modbus.

 

No Brasil, soluções Arduino são oferecidas por distribuidores reconhecidos, como LATeRe e Mouser Electronics.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo