Avião autônomo de passageiros realiza voos bem sucedidos
A Reliable Robotics, empresa que se dedica a trazer capacidade autônoma para aviões, anunciou no dia 26 de agosto, que concluiu de forma inédita voos de teste bem-sucedidos de aviões de passageiros pilotados remotamente no espaço aéreo dos Estados Unidos. No primeiro voo, o piloto pressionou um botão em uma interface de usuário remota e o Cessna 172 Skyhawk (C172) não tripulado de quatro passageiros taxiou, decolou e pousou automaticamente. Mais recentemente, a empresa demonstrou o pouso remoto totalmente automatizado de uma aeronave ainda maior, o Cessna 208 Caravan (C208), com capacidade para 14 passageiros.
“As aeronaves automatizadas irão mudar fundamentalmente todo o negócio da aviação, e a Reliable Robotics está bem posicionada para ser um participante chave neste novo mercado. O progresso que sua equipe demonstrou em um curto período de tempo é muito impressionante ”, diz David Neeleman, fundador de cinco companhias aéreas comerciais, incluindo a JetBlue Airways e a brasileira Azul Linhas Aéreas.
A Reliable Robotics integrou sua plataforma autônoma no C172 de 2.550 libras (pouco mais de 1.150 kg). Eles começaram o programa C172 em janeiro de 2018 e concluíram a operação porta a porta totalmente automatizada antes do final daquele ano. Uma extensa análise de segurança do sistema e testes foram realizados antes do voo de teste não tripulado em setembro de 2019. Isso marcou a primeira vez que uma empresa privada operou um avião de passageiros deste tipo, sem piloto a bordo em uma região populosa e foi um passo importante para certificação da plataforma autônoma para uso civil repetido e seguro em aeronaves certificadas.
“Passamos a primeira parte de nosso programa de teste de voo focado no C172. Testamos exaustivamente todos os aspectos de nosso sistema em simulação e conduzimos verificações de segurança rigorosas antes de operar a aeronave sem um piloto a bordo e agora estamos orgulhosos de compartilhar o nosso trabalho”, diz Robert Rose, cofundador e CEO da Reliable Robótica. “Ao trazer automação avançada para a aviação, ofereceremos maior segurança, confiabilidade e conveniência para operadores de carga e, eventualmente, para passageiros.”
A empresa projetou e construiu uma plataforma autônoma proprietária que pode ser aplicada a qualquer aeronave de asa fixa. A plataforma inclui aviônicos, software, mecanismos, um sistema de comunicação, interfaces de comando remoto, juntamente com um sistema de backup que tem a capacidade de assumir o controle, se necessário. Seguindo o programa C172, ele foi adaptado para uso no C208 maior. A Reliable Robotics está agora trabalhando com a FAA para trazer essa tecnologia ao mercado de forma incremental, tendo já demonstrado aterrissagem automatizada no C208 no mês de julho.