Metal Mecânica

O que esperar do mercado de peças usinadas para aviões

O setor de peças usinadas para aplicação aeroespacial sofre forte impacto negativo causado pela pandemia da Covid-19. Porém, com a recuperação esperada, a expectativa é que o mercado atinja US$ 6,3 bilhões em 2025, de acordo com o relatório “Aircraft Machined Components Market”, lançado pela Stratview Research.

 

A Covid-19 devastou toda a cadeia de fornecimento da indústria de aviação, com a massiva queda nas viagens aéreas, reduzindo não somente o faturamento das companhias, como também aumentando os custos adicionais de manutenção de suas frotas em terra. De acordo com as mais recentes estimativas da Iata, a Associação Internacional de Transportes Aéreos, a indústria de aviação espera perder US$ 314 bilhões em receitas com passageiros, o que equivale a 48% de perdas em RPKs ((Revenue passenger kilometer) em 2020, em comparação ao ano passado.

 

A produção de aviões também registra quedas similares, com muitas companhias aéreas pedindo o adiamento das entregas dos aviões. Paradas de produção, cronogramas de trabalho remotos e ajustados e enormes queimas de caixa são outras tendências perceptíveis, impactando negativamente as vendas, bem como a lucratividade. Como resultado, os OEMs de aeronaves não têm escolha a não ser reduzir suas taxas de produção para o ano de 2020. Além disso, o prolongado período que B737Max não pode voar e mais atrasos nas entradas de mercado dos programas de aeronaves mais aguardados, aumenta as incertezas.

 

É difícil afirmar quando o impacto da pandemia vai começar a diminuir, uma vez que a pandemia ainda está em sua fase de propagação. No entanto, os resultados das entrevistas primárias, aliadas às tendências de recuperação anteriores de crises anteriores causadas por recessão ou pandemias, sugerem que o mercado de componentes usinados para aeronaves marcará uma recuperação geral em forma de “V” com uma curva mais profunda do que as crises anteriores, diz o estudo.

 

Os principais participantes do estudo ainda estão otimistas quanto às perspectivas do mercado de longo prazo, vislumbrando oportunidades em todas as regiões. A enorme carteira de pedidos de 12.816 aeronaves da Boeing e da Airbus no final de junho de 2020 deverá ser o fator principal para revitalizar a demanda por componentes usinados nos próximos anos. Outros impulsionadores da demanda são as entradas no mercado de novas aeronaves e frotas de aeronaves de grande porte, ajudando o mercado a atingir US$ 6,3 bilhões em 2025.

 

Estima-se que as peças fresadas sejam o maior motor de crescimento do mercado nos próximos cinco anos. As peças fresadas são usadas em uma vasta gama de aplicações, incluindo fuselagem e componentes da asa, principalmente feitos de alumínio e titânio. O titânio tem conquistado espaço na indústria com seus benefícios excepcionais e está substituindo outros metais pesados, incluindo o aço inoxidável. As peças torneadas também ocupam uma grande fatia do mercado e são extremamente adequadas para peças cilíndricas situadas em aeronaves, incluindo trem de pouso, superfícies de controle de voo e fuselagem.

 

Com relação ao tipo de aviões, é provável que os comerciais continuem sendo o tipo mais dominante no mercado durante o período de previsão, principalmente impulsionados pelos principais programas de aeronaves, como A350XWB, B787, família A320neo e B737MAX. Prevê-se que o tipo de avião registre o maior declínio entre todos os tipos de aeronave em 2020, após a pandemia. No entanto, a demanda por componentes usinados provavelmente se recuperará a partir de 2021, traduzindo em sustentabilidade de longo prazo com oportunidades de crescimento atraentes. Vários fatores podem agregar vigor à  demanda por peças fresadas nos próximos anos, entre eles a aprovação esperada do B737 max, entradas no mercado de C919, MC-21 e B777x e o aumento do tamanho da frota de aeronaves são os favoráveis.

 

Com relação ao tipo de aplicação, estima-se que a fuselagem mantenha seu domínio no mercado durante o período de previsão. O motivo está no grande número de aplicações de componentes usinados, a maioria dos quais são estruturas de grande porte, como estruturas de fuselagem, tampas de fuselagem, longarinas e outros.

 

Quanto aos tipos de materiais, o mercado é segmentado em alumínio, aço inoxidável, titânio e outros metais e ligas. O alumínio provavelmente continuará sendo o tipo de material mais utilizado no mercado nos próximos cinco anos, devido ao seu uso difundido em várias aplicações (principalmente fuselagem) e excelente histórico de mais de oito décadas. Espera-se que o titânio seja o tipo de material de crescimento mais rápido no mercado, devido aos seus excelentes benefícios sobre seus rivais, incluindo excelente desempenho mecânico, resistência à corrosão, excelente coeficiente de expansão térmica e leveza.

 

Projeta-se que a América do Norte continuará sendo o maior mercado de componentes usinados para aviões durante o período de previsão. Os EUA não são apenas o maior mercado da América do Norte, mas também do mundo, devido à presença de muitos OEMs de aeronaves e fabricantes de motores, como Boeing, Airbus, Lockheed Martin, Bombardier Inc., Gulfstream Aerospace, GE Aviation, Pratt & Whitney e Rolls-Royce, bem como a presença de vários players de nível e fabricantes de componentes usinados no país.

 

Após a pandemia, estima-se que a região Ásia-Pacífico se recupere com o ritmo mais rápido nos próximos cinco anos, impulsionada por vários eixos de crescimento. A China possivelmente manterá sua marca de motor de crescimento do mercado da região nos próximos anos. Os resultados do segundo trimestre da China sugerem uma recuperação saudável do mercado de componentes usinados do país. O próximo programa de aeronaves locais (Comac C919) e maiores investimentos em aeronaves militares podem reforçar ainda mais a demanda por componentes usinados no país. A Índia, um mercado pequeno, deverá registrar o maior crescimento nos próximos cinco anos, impulsionado por um aumento esperado no tráfego de passageiros aéreos e aquisição de aeronaves de combate.

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