Bolsa brasileira de energia N5X inicia negociação em tela com participação de gigantes do setor elétrico
Nova bolsa brasileira de energia, a N5X iniciou no dia 23 de abril, as negociações em tela de compra e venda de energia no mercado livre entre participantes institucionais. A estreia do serviço foi marcada pelo tradicional ring the bell na B3 e incluiu gigantes do setor, como Auren, Casa dos Ventos, Eletrobras, Eneva, Hydro, Santander e Statkraft, entre as mais de 240 empresas cadastradas na plataforma N5X.
Dri Barbosa, CEO da N5X, diz que a negociação em tela coloca a plataforma N5X como uma solução completa de comercialização de energia, desenvolvida a partir da escuta ativa das necessidades do setor, e é um passo importante no avanço do desenho do mercado de trading brasileiro.
“No ano passado, lançamos a etapa de formalização de negociações bilaterais por meio da Boleta N5X. Agora, avançamos para a etapa de negociação em que os participantes institucionais do mercado livre podem configurar suas políticas de risco e negociar com as contrapartes diretamente na tela”, diz a executiva sobre a digitalização desse mercado que é essencialmente físico e bilateral no Brasil.
Com a operação em tela na plataforma da N5X, os participantes institucionais do mercado de comercialização de energia podem cadastrar e gerenciar suas políticas de risco de contraparte com alerta integrado do sistema. Na tela N5X, é possível inserir, acompanhar e executar ordens de compra, respeitando as políticas de risco bilateral das partes. As negociações concluídas são automaticamente direcionadas aos sistemas de controle de contrato dos participantes.
Os usuários também destacam a comunicação segura e rastreável entre as empresas como um diferencial da solução da N5X. Stella Cabreira, senior Market Compliance and Risk in Energy na Norsk Hydro global, avalia que a ferramenta vem ao encontro das políticas de compliance: “Temos processos robustos a cumprir, e auditar as conversas dos operadores em ferramentas externas é uma atividade operacional e complexa. Com a funcionalidade de chat da N5X, a comunicação por mensagem se torna fluida tanto para os operadores quanto para os times de compliance” explica.
Ítalo Freitas, vice-presidente de Comercialização da Eletrobras, por sua vez, destaca a personalização do serviço e a robustez da plataforma: “Ficamos impressionados pelas ferramentas que a plataforma da N5X trouxe já no lançamento. O consumo das nossas políticas de risco de contraparte permite uma visão pelo net da posição, e os operadores podem configurar o terminal conforme a preferência. Buscamos uma ferramenta resiliente e trouxeram mais do que isso”, diz.
A essa construção junto às principais empresas do setor, o projeto agregou a tecnologia e a expertise em mercados bilaterais do Grupo EEX, maior bolsa de energia do mundo e acionista da N5X com a B3 (por meio do fundo L4). O resultado é uma solução com governança neutra, plataforma estável e excelência na entrega e no atendimento.
“A negociação em tela pela N5X é um marco em nossa missão de construir mercados de commodities seguros, bem-sucedidos e sustentáveis em todo o mundo. Estamos empolgados em alavancar a tecnologia do Grupo EEX para a plataforma de negociação que foi customizada em parceria com os participantes do mercado local.” afirma Peter Reitz, CEO do EEX.
QUEM PODE USAR A N5X – A N5X é uma plataforma de negociação de energia destinada a empresas participantes do mercado, incluindo grandes geradores, grandes consumidores, instituições financeiras e comercializadoras, habilitadas na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) para operar no mercado livre de energia.
Para operar na plataforma N5X, as empresas elegíveis devem se cadastrar por meio do site https://plataforma.n5x.com.br/ , aceitar os termos de uso, a política de privacidade da N5X e o código de conduta, e serem aprovadas pela N5X com base nas informações fornecidas e na documentação comprobatória das condições.