Eletrônica e Informática

Caninos Loucos lançam o primeiro single board computer projetado e fabricado no Brasil

Com o avanço da transformação digital, a sociedade torna-se cada vez mais conectada, em todos os âmbitos. Nesse contexto, o conceito de Internet das Coisas (IoT) ganha ainda mais relevância e fica clara a demanda por uma plataforma de IoT para os equipamentos interligados nessa rede. Para atender às novas necessidades, está sendo lançando comercialmente, no 4º Congresso Brasileiro e Latino-Americano de IoT, ‘o computador de placa única Labrador’, pelo programa Caninos Loucos.

O evento, que acontece nos dias 17 e 18 de setembro, no Pro Magno Centro de Eventos, na capital paulista (SP), apresenta ao público presente o primeiro SBC (Single Board Computer) genuinamente brasileiro, projetado e fabricado no Brasil, que tem o poder de processamento aproximado ao de um PC, porém com dimensões reduzidas, que será oferecido a um custo estimado de US$ 150,00. Atendendo aos requisitos e às necessidades de plataformas para computação de borda para IoT, o ‘Computador de Placa Única Labrador’ traz o sistema operacional Linux, o que o torna confiável, flexível, autônomo e de baixo custo. Além da versão média, que é o ‘Labrador’, a Família de SBCs, chamada de ‘Caninos Loucos’, conta ainda com outros dois membros: ‘Pulga’ é um dispositivo miniaturizado com autonomia energética; e ‘Bankhar’, que é um dispositivo de altíssimo poder de processamento. Ambos serão lançados de forma oficial posteriormente.

“Estou muito feliz que o Programa Caninos Loucos esta permitindo o design e a manufatura destes sistemas abertos no Brasil. Eu sinto que esta iniciativa vai estimular muitas outras e trazer mais inovação tecnológica e empregos de alta qualidade para o Brasil”, diz Jon Maddog Hall, pioneiro da computação e do Sistema Operacional Linux.

Segundo Marcelo Zuffo, professor titular da Escola Politécnica da USP (Epusp) e coordenador do Citi-USP, o Programa Caninos Loucos começou a ser concebido em 2016, no âmbito do Plano Nacional de Internet das Coisas, quando foi identificada a importância de se contar com uma plataforma aberta, capaz de desobstruir um dos grandes obstáculos para a nova onda do IoT, o acesso à borda (Edge). “Hoje, as tecnologias disponíveis para acesso dos objetos da IoT à rede de Internet não permitem opções a custo acessível, com flexibilidade de aplicação, com confiabilidade técnica e suprimento contínuo. Nossa equipe, que tem a vocação de projetar tecnologias desde o silício até sistemas, resolveu aceitar o desafio de desenvolver um dispositivo com essas características”, afirma Zuffo.

Neste primeiro momento, a comercialização do ‘Labrador’ será direcionada a dois segmentos: Educação e Makers (pessoas que montam seus equipamentos por conta própria), sendo que, no próximo ano, será fornecida para aplicações profissionais, após fases de validação de provas de conceito que estão em andamento. “Este é o primeiro dispositivo que lançamos. Em seguida, nosso plano é disponibilizar para o mercado computadores de placa única bem menores, do tamanho de uma moeda de 25 centavos, com custo competitivo, que permitirá disseminar a IoT nas mais diversas aplicações e com processamento na borda”, informa Laisa Costa De Biase, cientista chefe do Projeto Caninos Loucos e Ph.D em Computação de Borda e Inteligência Artificial.

O executivo Herberto Macoto Yamamuro, ex-presidente da multinacional NEC no Brasil e também egresso da Escola Politécnica da USP, que se juntou ao time para estruturar o modelo de negócio e a estratégia de mercado para o Programa Caninos Loucos, ressalta que esta iniciativa ocupa um importante espaço no segmento de Tecnologia de Informação em IoT. “O projeto é bastante consistente, desde a concepção do projeto técnico, execução, produto comercial e suas evoluções projetadas. Foi desenhado um Plano de Negócio, com toda a cadeia de suprimento e de parceiros bem planejada, com a finalidade de entrar no mercado e obter o seu espaço estratégico no país e no exterior”, avalia Yamamuro.

SERVIÇO:
Evento: 4º Congresso Brasileiro e Latino-Americano de IoT
Data: 17 e 18 de setembro de 2019
Horário: das 11h às 20h
Local: Pro Magno Centro de Eventos
Endereço: Endereço: Av. Profa. Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras, São Paulo
Mais Informações: https://www.congresso.iotbrasil.org.br/2019/index.php

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo