Ceratizit oferece soluções de metal duro para mobilidade elétrica
O crescimento no número de veículos movidos a eletricidade exige que seus motores sejam produzidos com extrema eficiência. O metal duro é atualmente o melhor material para a produção mais econômica de peças de rotor e estator. Além disso, o material possui vantagens relacionadas ao desgaste e à dinâmica de vibração, em comparação ao aço.
A Ceratizit fornece uma ampla gama de soluções de carboneto de tungstênio para mobilidade elétrica, incluindo blanks de metal duro para matrizes progressivas para produção de rotor e estator, classes de ligas de níquel para produção de ímãs, bem como peças de desgaste para a produção em massa de baterias de íons de lítio. Além disso, oferece soluções de cerâmica, como esferas e pinos, incluindo rolamentos híbridos para motores elétricos. Se necessário, empresa pode também fornecer soluções compostas de metal duro.
Os melhores resultados são alcançados combinando a classe de metal duro adequada para sua aplicação com um pacote de serviços consistente, que inclui conselhos sobre características e seleção de classes, otimização de processos de usinagem por meio dos produtos que a companhia oferece e seminários específicos para o cliente.
O metal duro atende aos exigentes requisitos de material para a produção de rotor e estator – excelente resistência ao desgaste, graças aos altos níveis de dureza combinados com alta resistência à fratura e resistência à ruptura transversal – criando as condições adequadas para atingir a vida útil máxima da ferramenta. O metal duro usado para as partes ativas também deve oferecer elevada proteção contra corrosão, a fim de permitir que as peças resistam a longos tempos de permanência no fluido dielétrico durante o processo de erosão, sem sofrer danos corrosivos.
Os principais fabricantes de ferramentas e fornecedores de ferramentas usam os blanks de metal duro da Ceratizit para matrizes progressivas para perfuração de placas de rotor e estator para motores elétricos.
Para atender o crescente mercado, a companhia investiu em uma nova prensa isostática no departamento de produção em Empfingen, na Alemanha, que lhe permite produzir peças com diâmetros de até 350 mm.
Quando usadospara compactação de pó magnético, as classes de metal duro de níquel (por exemplo, CTS17R NM) são garantidas como não magnéticas e apresentam maior resistência ao desgaste. Para materiais magnéticos, as classes de níquel oferecem excelente resistência à fratura, além da alta dureza necessária. O usuário irá se beneficiar do aumento substancial da vida útil da ferramenta e, em comparação com as ferramentas de aço, o tempo de inatividade da máquina é consideravelmente reduzido.
A corrosão elétrica pode ocorrer ao usar rolamentos de aço convencionais em motores elétricos. Isso não é um problema com rolamentos híbridos, pois os componentes de cerâmica não são eletricamente condutores. A Ceratizit oferece esferas e rolos feitos de nitreto de silício para rolamentos híbridos. (foto/divulgação)