Metal Mecânica

Comau amplia linha de montagem da Jeep em Goiana, no Pernambuco

A Comau expandiu a linha de montagem de carrocerias de uma das plantas industriais mais modernas da América Latina, em Goiana, no estado de Pernambuco, para a produção do novo SUV de 7 lugares da Jeep – Commander. A Comau foi responsável por aumentar a flexibilidade de 14 linhas complexas para lidar com a produção de 4 modelos diferentes em um fluxo de produção aleatório. A flexibilidade também se estende às operações de montagem, soldagem e inspeção de qualidade específicas de cada modelo, com base nos insumos disponíveis para produção. Esse recurso ajuda a otimizar os volumes de produção da Jeep, em situações como a de uma pandemia global, por exemplo, quando os insumos podem ser escassos para alguns modelos. Isso porque o sistema pode priorizar automaticamente a produção do veículo que tenha todos os insumos em estoque.

Além de tudo isso, as linhas, cada uma com uma combinação de operações automáticas, semiautomáticas e manuais, foram instaladas durante o tempo de inatividade natural da planta, para garantir o mínimo de impacto na produção.

Com base em métodos de manufatura enxuta, a solução da Comau oferece maior controle e otimização de processos, através da redução de equipamentos auxiliares e operações manuais, e da implementação de produtos de automação avançada. Por exemplo, câmeras são utilizadas para detectar peças por forma, em vez de sensores ou fotocélulas, e a digitalização 3D da linha em todas as estações garantem o alinhamento robótico perfeito. Outros produtos de automação avançada, incluindo solda laser, sistemas de visão e de grafagem (RHEvo – Roller Hemming) proprietários da Comau, também foram aplicados ao projeto.

Com isso, a Jeep tem maior flexibilidade de produção, priorizando demandas, aumentado a eficiência dos equipamentos da linha e aprimorando os recursos de inspeção de qualidade. E para ajudar a proteger a escalabilidade de investimentos, todo o projeto foi concebido para permitir à Jeep introduzir novos modelos no futuro.

Depois de mapear os ciclos de produção atuais, os engenheiros da Comau trabalharam com dispositivos de simulação para conseguir uma visão mais completa e detalhada das modificações de layout propostas para a linha de montagem, antes da implementação prática. Ao todo, 24 robôs, 24 pinças de solda e 4 transportadores foram adicionados aos mais 620 robôs de montagem, manipulação e solda já instalados no pólo automotivo Jeep, em Goiana.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo