Cubtek desenvolve radar com analisadores de rede da Rohde & Schwarz
A Cubtek está utilizando analisadores de rede da Rohde & Schwarz no desenvolvimento de radar de imagem 4D para medições de RF na banda E.
Isso porque os osciloscópios da Rohde & Schwarz e seus circuitos integrados desenvolvidos de forma independente, do tipo (ASIC – application-specific integrated circuits), fornecem as melhores ferramentas de medições para pesquisa e desenvolvimento de radar automotivo.
A Cubtek está utilizando especificamente o analisador de rede R&S ZVA40 e o conversor de ondas milimétricas R&S ZVA-Z90. Os instrumentos fornecem resultados de medição de alto desempenho e elevada precisão em ambientes sensíveis em alta frequência.
Os osciloscópios digitais da Rohde & Schwarz incluem a série portátil R&S RTH, a série R&S MXO4 de classe intermediária e a série R&S RTO6 ou R&S RTP de alta performance.
Este último pode analisar a largura de banda de demodulação dos sinais FMCW. A empresa desenvolveu o próprio ASIC para baixo ruído e alto desempenho, criando a melhor ferramenta de medição para pesquisa e desenvolvimento de radar automotivo.
Veículos autônomos
Os módulos de sensores de radar de imagem 4D na faixa de 77 GHz serão indispensáveis para os futuros veículos autônomos, que enfrentarão cenários rodoviários complexos.
Comparado com o LiDAR, o radar de imagem 4D é menos suscetível a condições climáticas adversas e está mais alinhado com os requisitos de segurança para veículos autônomos.
O radar de imagem 4D determina distância, velocidade e ângulos verticais e horizontais. A maioria dos atuais sistemas de radares convencionais não suportam detecções de ângulo vertical ou possuem recursos muito limitados de sensor para ângulos verticais.
Em relação aos sistemas convencionais, o radar de imagem 4D revolucionou a resolução angular horizontal e vertical, resultando em uma resolução angular de aproximadamente 1 grau e 0,1 grau de precisão angular.
O radar ainda oferece uma quantidade superior de canais de antenas, em comparação aos sistemas convencionais, resultando em uma melhora significativa no desempenho.
Os sistemas de radar tradicionais geralmente possuem uma arquitetura composta por 3 antenas transmissoras e 4 antenas receptoras, ao passo que os radares de imagem 4D suportam um volume de transceptores várias vezes maior.
O projeto da antena, adaptador IC e a validação de testes em ondas milimétricas desempenham um papel extremamente crítico dado que os sistemas de radar de imagem 4D exigem mais antenas de ondas milimétricas em 77 GHz e integrações de chip transceptor.
Parceria
Fabricante de radar automotivo de ondas milimétricas em 77 GHz, a Cubtek estabeleceu no último mês de janeiro uma parceria com a NXP Semiconductors, uma das líderes mundiais na fabricação de chips de radar automotivo, para lançar uma plataforma de radar de imagem 4D na CES.
A solução de chipset de radar de imagem NXP utiliza o radar principal MPU S32R45 e a segunda geração de transceptor de radar RFCMOS de alto desempenho TEF82XX, para 12 canais de transmissão e 16 canais de recepção, na frequência de 77 GHz, podendo ser expandida para 192 arranjos de antenas virtuais a partir da tecnologia MIMO.