Eletrônica e Informática

EDP reduz invasão a subestações em 95% com o uso de sistemas de segurança

A EDP Brasil, empresa privada do setor elétrico no país, reduziu em 95% as invasões a subestações, onde ocorrem furtos de cabeamento. O problema representa risco de vida para os criminosos, risco de interrupção do fornecimento de energia à população, queda na avaliação da EDP junto à agência reguladora (Aneel) e danos à imagem da empresa. A redução foi alcançada através de uma combinação de câmeras, radares e alto-falantes IP da Axis Communications.

Quando os radares detectam uma aproximação indevida, aparece uma mensagem na central de monitoramento, ao mesmo tempo em que uma câmera é direcionada automaticamente para o local do incidente. Em seguida, o alto falante IP é acionado para emitir uma mensagem clara que, na maioria dos casos, é suficiente para evitar a invasão.

Caso o invasor prossiga e ultrapasse o limite, uma nova mensagem emitida pelo alto-falante Axis C1310-E informa que as autoridades foram acionadas, o que em muitos casos evita outros danos. Caso necessário, o operador também pode utilizar o microfone de mesa para falar ao vivo com o invasor.

“O alto-falante da Axis é, sem dúvida, o maior diferencial desse projeto. Ele tem sido instalado dentro das unidades com resultados incríveis e estamos muito satisfeitos com seu desempenho. A forma como esse sistema é utilizado nos mostrou uma nova forma de inibir as invasões e apontou que estamos no caminho certo para garantir a segurança do nosso patrimônio”, avalia Erika Zanete, gestora de segurança da EDP Energias do Brasil.

O projeto da EDP, executado pelas empresas M3 Tecnologia e SS Brasil, também reduziu despesas operacionais relacionadas ao sistema de controle de acesso. Para isso, foi implementada uma gestão remota de acessos através de videoporteiros da Axis.

“Com o videoporteiro instalado em várias unidades, ganhamos duas vezes. Primeiro, pela redução do número de funcionários e, depois, pelo monitoramento em si, feito a partir das imagens geradas pelo porteiro eletrônico, graças ao alcance e aos ângulos que esse equipamento oferece. As imagens são tão nítidas que a Central de Segurança pode identificar tanto o visitante quanto quem está com ele em um veículo. Esse equipamento reduziu muito nossos custos no projeto”, reforça Erika.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios