Empresário da indústria eletroeletrônica está mais confiante
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) do setor eletroeletrônico cresceu em fevereiro, cresceu 2,8 pontos, passando de 50,8 para 53,6 pontos, conforme dados da CNI agregados pela Abinee. É a segunda elevação consecutiva após três quedas seguidas.
O Icei varia de 0 a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos mostram confiança do empresário industrial e abaixo de 50 pontos apontam falta de confiança.
O Índice de Confiança do Empresário do setor registrado em fevereiro de 2024 (53,6) é superior aos 51,1 pontos registrados em fevereiro de 2023.
No decorrer do ano passado, o Icei do setor oscilou próximo da linha divisória de 50 pontos, demonstrando que o empresário do setor estava muito cauteloso. Neste início de ano, com a melhora apontada nos dois primeiros meses, o Icei vem aumentando a distância da linha divisória de 50 pontos, demonstrando mais otimismo.
Mas, mesmo assim, o empresário do setor continua bastante prudente em relação ao cenário interno e internacional.
O programa Nova Indústria Brasil (NIB) lançado no mês de janeiro deste ano poderá trazer perspectivas positivas para o setor para os próximos meses.
A expansão do Icei do setor verificada em fevereiro de 2024 resultou da elevação de 4,1 pontos na área elétrica e do acréscimo de 1,5 ponto na área eletrônica.
O Icei da área elétrica aumentou de 52,6 para 56,7 pontos.
O Icei da área eletrônica avançou de 48,8 para 50,3 pontos, ultrapassando a linha de 50 pontos, saindo da falta de confiança para a condição de confiança.