Fabricantes de máquinas-ferramenta da Alemanha projetam crescimento de 9% na produção em 2023
A VDW (Associação Alemã dos Construtores de Máquinas-Ferramenta) espera que a produção na indústria de máquinas-ferramenta cresça 9% em 2023, para um volume de 15,5 bilhões de euros. Em termos nominais, isso é apenas dez por cento abaixo do resultado recorde de 2018. “Superamos amplamente os efeitos da pandemia . Isso se reflete no crescimento da produção e nos níveis de pedidos, que ficam um pouco abaixo do resultado recorde de 2018”, diz Franz-Xaver Bernhard, presidente da VDW.
A indústria começou 2023 com uma carteira de pedidos significativa. Embora a diferença entre pedidos e vendas esteja diminuindo, o Escritório Federal de Estatística da Alemanha ainda relata uma carteira de pedidos de doze meses para a indústria de máquinas-ferramenta. “Isso significa que as empresas estão bem posicionadas para enfrentar qualquer queda nos pedidos no primeiro semestre de 2023, conforme sugerido pelos números mais recentes”, explica Bernhard. A utilização da capacidade também está aumentando constantemente, tendo retornado a 91,1% em janeiro. A última pesquisa flash VDMA realizada no início de dezembro mostra que 45 por cento dos fabricantes de máquinas-ferramenta estão cautelosamente otimistas sobre o ano atual.
Em termos macroeconômicos, a previsão assenta no pressuposto de que a inflação atingiu um pico. Os preços da energia e das commodities começaram a cair novamente. A suspensão das restrições da Covid na China, o maior mercado, estimulará os negócios. Outros países asiáticos, como a Índia e a região da Asean, também estão contribuindo para o crescimento. O investimento global está crescendo pelo terceiro ano consecutivo, embora com menos dinamismo do que nos dois anos anteriores. O consumo internacional de máquinas-ferramenta está se beneficiando disso.