Metal Mecânica

Ferramentas de corte de prateleira podem ser aplicadas na usinagem de componentes ferroviários

As ferramentas de corte para usinagem de componentes para a indústria ferroviária muitas vezes são classificadas como especiais –  projetadas com o cliente e a operação em mente – porque precisam atender complexas exigências e garantir eficiência e confiabilidade ao processo.

Porém, a indústria de ferramentas de corte para usinagem avança e já oferece produtos standard para essa finalidade. A Dormer Pramet tem várias ferramentas disponíveis no portfólio padrão da que podem ser usadas para apoiar a produção de diversos componentes ferroviários. A Penta HD e a Econ HN, por exemplo, são ferramentas de fresamento intercambiável da linha Pramet, que podem ser usadas para várias aplicações, incluindo chaves de usinagem, placas de base e peças de vagões, como chassis e eixos de rodas.

 

RODEIROS – Os rodeiros de trem são fabricados em aço ligado forjado ou fundido. Devido às cargas de trabalho, as superfícies ficam deformadas, sendo necessário o retorneamento para o constante funcionamento do sistema. Deformações e superfícies encruadas são uma constante nesse processo. O controle de cavaco é fator primordial para a segurança operacional e maior facilidade no manuseio.

O portfólio padrão da companhia inclui insertos de alta performance para fabricação de rodas novas para o setor ferroviário, garantindo controle eficiente dos cavacos e alto rendimento, com vida útil prolongada e previsível, garantindo maior segurança de processo. Abrange também insertos para retorneamento de rodeiros, que oferecem maior vida útil, com quebra-cavacos que garantem controle eficiente dos cavacos, diminuindo o manuseio indesejado e a facilitando a limpeza, bem como garantindo a segurança do processo e do operador. Classes com cobertura MT-CVD de alto rendimento geram alta produtividade.

 

CHAVES DE MUDANÇA – A usinagem de trilhos e chaves de mudança é um desafio constante devido aos longos balanços e comprimentos usinados. Além disso, o próprio material com aços extremamente ligados, com altos teores de manganês dificultam a usinabilidade. As fresas helicoidais tipo abacaxi são uma solução para esse cenário. Indicadas para altas remoções de material, com insertos dupla face, são aplicadas no fresamento de trilhos, chaves de mudança e outros componentes de grande porte e alta remoção de material.

A fresa Penta HD da companhia foi desenvolvida especificamente com a usinagem de chaves de mudança em mente. Permitindo que os operadores utilizem toda a potência de suas máquinas, a fresa com pastilha PNMU é indicada para operações de desbaste pesado em uma variedade de materiais, incluindo aços, aços inoxidáveis e ferro fundido. Oferecem até 10 mm de profundidade de corte e uma taxa de avanço de 0,7 mm por dente. O projeto de inserto dupla face com dez arestas de corte tem comprimento de 100 mm, com cada aresta numerada para facilitar a troca.

Em um teste recente, a Penta HD com insertos PNMU, quebra-cavacos M e classe M8345 foi capaz de usinar 4.600 mm de esteira em 39 minutos, com uma velocidade de corte de 70 m/min, uma taxa de avanço de 0,33 mm/dente e uma profundidade axial de corte (ap) em 7 mm.

Outro recurso da fresa é o uso do sistema de tecnologia Sidelok, também patenteada, que fornece fixação e liberação rápida e fácil dos insertos. Com um grande parafuso de retenção permanentemente permanecendo no corpo da fresa, os insertos podem ser trocados rapidamente, permitindo mais tempo de máquina e aumentando ainda mais a produtividade.

As operações ferroviárias adicionais em que as ferramentas standard podem ser usadas incluem a usinagem de placas de base – o elemento de conexão que garante que o trilho seja preso com segurança à amarração ou dormente. Além disso, os eixos do conjunto de rodas, os conectores do freio, os apoios da viga e as estruturas do vagão, todos requerem usinagem para entrar em forma.

Soluções Dormer Pramet para a indústria ferroviária - Usinagem BrasilSoluções Dormer Pramet para a indústria ferroviária - Usinagem Brasil

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo