Eletrônica e Informática

Fibracem anuncia que eficiência produtiva cresce 12%

O mês de maio de 2023 foi positivo para a Fibracem. A companhia, atuante no mercado de comunicação óptica, viu a sua eficiência produtiva crescer 12%, comparado com o mesmo mês do ano anterior.

O resultado coloca a corporação, de certa forma, à frente da média nacional, que registrou, no último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), um crescimento de apenas 0,3% na produtividade industrial no Brasil em maio. O bom momento é um reflexo na melhora nos processos e práticas fabris da empresa.

A eficiência produtiva (ou eficiência fabril) se baseia na relação entre os resultados e recursos utilizados. Tempo, investimento financeiro, mão de obra e equipamentos são alguns deles. A ideia é a otimização dessa relação, mantendo os padrões de excelência. “Essa metodologia envolve tanto a fabricação de novas soluções, quanto de produtos que já constam no portfólio da empresa”, destaca o COO da Fibracem, Eryck El-Jaick.

Dentre as categorias que mais se destacaram e contribuíram para o aumento da eficiência produtiva da indústria estão os setores responsáveis pela fabricação de cabos ópticos e o de injeção – que envolve a produção de acessórios para Caixas Terminais Ópticas (CTOs) e Caixas de Emenda Ópticas (CEOs). “Estamos sempre buscando aumentar o nosso portfólio, mantendo, sobretudo, a eficiência fabril com a otimização de recursos e processos. Com isso, nossa regularidade no atendimento de outros mercados aumenta”, afirma El-Jaick.

UNIDADE DE LINHARES – Ainda segundo o executivo, a unidade fabril da Fibracem em Linhares, no interior do Espírito Santo, também passou a se comportar com o mesmo foco: melhorar o aproveitamento dos recursos e processos, contribuindo para o aumento da eficiência produtiva da companhia.

“Ao longo dos últimos dois anos temos proporcionado ramp-ups (aumentos graduais na produção) na unidade capixaba, tanto para a fabricação de produtos da área de provedores de internet (ISP) e grandes operadoras, quanto também para o mercado corporativo. E isso tem sido feito visando, sobretudo, uma eficiência produtiva”, finaliza o executivo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios