Fontes renováveis respondem por mais de 80% da capacidade de energia adicionada em 2022

No final de 2022, a capacidade global de geração renovável totalizou 3.372 Gigawatts (GW), aumentando o estoque de energia renovável em um recorde de 295 GW ou 9,6%. Impressionantes 83% de toda a capacidade de energia adicionada em 2022 foi produzida por fontes renováveis.
As estatísticas de capacidade renovável 2023, divulgadas pela Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), mostram que a energia renovável continua a crescer em níveis recordes, apesar das incertezas globais, confirmando a tendência de queda da geração de energia com combustíveis fósseis.
“Esse crescimento recorde contínuo mostra a resiliência da energia renovável em meio à persistente crise energética”, diz o diretor-geral da Irena, Francesco La Camera (foto). “O forte case de negócios das energias renováveis, juntamente com as políticas favoráveis, manteve uma tendência ascendente de sua participação no mix global de energia ano após ano. Mas, as adições anuais de capacidade de energia renovável devem crescer três vezes o nível atual até 2030, se quisermos permanecer no caminho que limita o aquecimento global a 1,5°C.”
Muitos países aumentaram sua capacidade de energia renovável em 2022, porém o crescimento significativo de renováveis está persistentemente concentrado em alguns países e regiões como Ásia, EUA e Europa. Os dados da Irena mostram que quase metade de toda a nova capacidade em 2022 foi adicionada na Ásia, resultando em um total de 1,63 Terawatt (TW) de capacidade renovável até 2022. A China foi o maior contribuinte, adicionando 141 GW à nova capacidade do continente.
As energias renováveis na Europa e na América do Norte cresceram 57,3 GW e 29,1 GW, respectivamente. A África continuou a expandir de forma constante com um aumento de 2,7 GW, ligeiramente acima do ano anterior. A Oceania manteve seu crescimento de dois dígitos com uma expansão de 5,2 GW e a América do Sul manteve uma tendência ascendente, com uma expansão de capacidade de 18,2 GW. O Oriente Médio registrou seu maior aumento em energias renováveis, com 3,2 GW de nova capacidade comissionada em 2022, um aumento de 12,8%.
“Como se espera que a demanda de energia aumente em muitas regiões do mundo, a transição energética requer uma mudança radical que proporcione uma mudança estratégica além da descarbonização do lado da oferta. Qualquer expansão de novas capacidades não renováveis à luz dos eventos globais recentes deve estar conectada aos esforços para acelerar a transição energética para tornar o sistema mais resiliente, inclusivo e à prova de clima”, acrescenta La Camera.
Embora a energia hidrelétrica represente a maior parcela da capacidade total de geração renovável global com 1250 GW, a energia solar e a eólica continuaram a dominar a nova capacidade de geração. Juntas, ambas as tecnologias contribuíram com 90% para a participação de toda a nova capacidade renovável em 2022. A capacidade solar liderou com um aumento de 22%, seguida pela energia eólica, que aumentou sua capacidade de geração em 9%.
Destaques:
– Hidrelétrica: a capacidade hidrelétrica renovável aumentou em 21 GW (+2%), uma expansão consistente com os últimos anos.
– Energia eólica: Com um aumento de 75 GW (+9%) em 2022, o crescimento da energia eólica continuou a desacelerar em comparação com os dois anos anteriores.
– Energia solar: a energia solar fotovoltaica (PV) foi responsável por quase todo o aumento da energia solar em 2022, com um aumento de 191 GW em energia solar fotovoltaica.
– Bioenergia: A expansão desacelerou ligeiramente em 2022 (+7,6 GW em comparação com +8,1 GW em 2021).
– Energia geotérmica: A energia geotérmica aumentou em modestos 181 MW.
– Eletricidade off-grid (sistema isolado): a capacidade cresceu 1.237 MW em 2022 (+11%) para atingir 12,4 GW.
(texto: Franco Tanio/foto: Divulgação)