Metal Mecânica

Fornecedora de autopeças fundidas automatiza processo de rebarbação

A fornecedora de autopeças fundidas para a indústria automotiva pesada, a centenária Farina S/A, de Bento Gonçalves (RS), contratou a sua conterrânea Dalca Brasil para automatizar um de seus mais importantes processos de manufatura, a rebarbação de peças, como tambores de freio, cubos de roda e polias. O processo de rebarbação é pesado e necessita ser executado com cuidado devido aos riscos de acidente e de poluição. Além disso, é um setor que impõe grande dificuldade na contratação de mão de obra.

A Dalca forneceu soluções automáticas para o acabamento das peças. Os ganhos foram inúmeros, aponta o superintendente da Farina, André Dreher Giovannini. “A automação possibilitou, além da redução de ruídos e de risco de acidentes, melhoria na ergonomia dos operadores, na produtividade, na padronização e no acabamento das peças”, avalia.

Os benefícios no bem-estar de trabalhadores e na qualidade final dos produtos animaram Giovannini. A Farina quer seguir apostando na robótica para tirar proveito da tecnologia no contínuo desenvolvimento da marca fundada em 1886. “Vamos continuar investindo em novas tecnologias para aumento de produtividade e melhoria nos postos de trabalhos para nossos funcionários”, prevê o superintendente.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo