Eletrônica e Informática

Fornecedores de MLCC vão focar no aumento da capacidade de produção para o setor automotivo e em P&D

A entrada de pedidos (book-to-bill ratio – BB) no mercado de MLCCc (Multilayer Ceramic Capacitors), na média, aumentou ligeiramente para 0,79 em fevereiro, de acordo com a TrendForce.  O fluxo de pedidos diminuiu à medida que a sazonalidade afeta a demanda relacionada a eletrônicos de consumo, data centers e infraestrutura de rede 5G. No entanto, os pedidos de MLCCs automotivos podem crescer em volume devido ao fato de a Tesla iniciar uma rodada de cortes de preços em seus veículos. Tendo em vista os preços agressivos da Tesla, outras montadoras também reduziram os preços para manter suas participações no mercado. Como resultado, o fluxo de pedidos de MLCCs automotivos mostra um ritmo constante este ano. Portanto, espera-se que os fornecedores da MLCC se concentrem nas ofertas automotivas com relação à expansão da capacidade e de P&D ao longo de todo o ano de 2023.

A TrendForce destaca que, após sofrer o impacto do colapso da demanda por eletroeletrônicos no terceiro trimestre de 2022, os fornecedores de MLCC têm testemunhado um fluxo relativamente estável de pedidos de MLCCs automotivos. Assim, eles concentrarão seus recursos no desenvolvimento de ofertas automotivas este ano. Além disso, eles intensificarão os esforços para melhorar as tecnologias de processo de fabricação e aumentar a capacidade de produção.

A japonesa Murata, como principal fornecedora, mantém a meta de aumentar sua capacidade de produção mensal para ofertas automotivas em 10% ao ano. Atualmente, a capacidade de produção da Murata para MLCCs automotivos está projetada para atingir 25 bilhões de peças por mês até o segundo trimestre de 2023. Este crescimento irá reforçar a posição da empresa como líder de mercado.

O outro grande fornecedor japonês, a TDK, já anunciou em maio de 2022 que planeja expandir sua fábrica existente em Kitakami, na província de Iwate, no Japão. Nesta fábrica, a TDK adicionará de 5 a 8 bilhões de peças por mês para ofertas automotivas, e a capacidade recém-adicionada deverá entrar em operação em setembro de 2024.

Outros fornecedores, como Samsung, da Coréia do Sul, Taiyo Yuden, do Japão, e Yageo, de Taiwan, também aumentarão substancialmente a capacidade de produção para ofertas automotivas durante 2023. Espera-se que seus aumentos sejam em média de 2 a 3 bilhões de peças por mês.

Já a Walsin, de Taiwan, estava relativamente atrasada nos empreendimentos destinados a aumentar a capacidade de produção de MLCCs automotivos e agora atingiu apenas cerca de 1,5 a 2 bilhões de peças por mês para esses produtos. Ainda assim, sua capacidade de produção de MLCCs automotivos está projetada para atingir 2,5 a 3 bilhões de peças por mês até o final deste ano com as novas linhas de produção que está estabelecendo em sua fábrica em Kaohsiung.

Por sua vez, os fornecedores de MLCC baseados na China continental, como Fenghua Advanced e Viiyong, têm recrutado talentos da indústria de todo o mundo nos últimos anos para melhorar seus processos de P&D e fabricação. Desde o segundo semestre de 2022, esses fornecedores estão lançando MLCCs automotivos de baixa capacitância e expandindo a capacidade de produção desses produtos. No entanto, eles ainda enfrentam alguns gargalos tecnológicos. Atualmente, sua capacidade de produção para MLCCs automotivos é em média de 300 a 400 milhões de peças por mês.

SETOR AUTOMOTIVO – A expectativa é que a economia global permaneça bastante vulnerável em 2023, apesar da recente redução da inflação nos EUA e na Europa. As montadoras vêm baixando os preços de seus veículos para estimular a demanda, mas isso também aumenta a concorrência de preços no mercado automotivo.

Do ponto de vista das montadoras, obter vantagens de custo será crucial. A TrendForce acredita que a intensificação da concorrência no mercado automotivo exercerá uma pressão ainda maior sobre os preços em toda a cadeia de fornecimento automotivo. As altas margens brutas que os fornecedores de MLCC há muito desejam manter para suas ofertas automotivas podem começar a encolher gradualmente.

Além disso, os fornecedores japoneses detêm grandes participações de mercado há muito tempo, mas isso também está prestes a mudar, pois concorrentes que entraram mais recentemente no mercado começam a consumir suas participações de mercado. A TrendForce projeta que as participações de Murata, TDK e Taiyo Yuden na capacidade de produção global de MLCCs automotivos diminuirão em 2023 para 41%, 16% e 13%, respectivamente.

A TrendForce também observa que a demanda no mercado chinês por veículos elétricos (EVs) foi reforçada por políticas governamentais favoráveis. Além disso, desenvolvedores chineses de veículos elétricos como Xiaomi, Huawei e BYD começaram a adotar MLCCs automotivos de baixa capacitância da Fenghua Advanced e da Viiyong em 2022. A competição entre fornecedores de MLCC por pedidos relacionados a produtos automotivos de baixa capacitância também começou nessa época.

Este ano, espera-se que os fornecedores japoneses se retirem gradualmente do segmento de mercado de produtos automotivos de baixa capacitância devido à forte concorrência de preços. Já fornecedores da China Continental, Taiwan e Coréia do Sul lutarão por pedidos neste segmento. No futuro, as startups de EV recém-formadas procurarão maneiras de reduzir ainda mais os custos de seus veículos. Portanto, os fornecedores da MLCC tentarão fazer ofertas mais agressivas para minar a concorrência e de forma a capturar mais pedidos de ofertas automotivas durante 2023. (Franco Tanio).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios