Gastos mundiais com TI crescerão 8% em 2024
Os gastos mundiais com tecnologia da informação (TI) para 2024 devem chegar a US$ 5,1 trilhões, o que representa um aumento de 8% em relação a 2023. Embora a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) ainda não tenha tido um impacto significativo nos gastos com TI, o investimento em Inteligência Artificial (IA) de forma mais ampla está apoiando o crescimento geral dos gastos com TI, de acordo com o Gartner, que atua no segmento de pesquisa e aconselhamento para empresas
“Em 2023 e 2024, pouquíssimos gastos com TI estarão vinculados à Inteligência Artificial Generativa”, afirma John-David Lovelock, distinguished vp analyst do Gartner. “No entanto, as empresas continuam investindo em IA e automação para aumentar a eficiência operacional e preencher as lacunas de talentos de TI. O hype em torno da GenAI está apoiando essa tendência, pois os CIOs (chief information officers) reconhecem que os projetos de IA de hoje serão fundamentais para o desenvolvimento de uma estratégia para que a GenAI seja incluída nos orçamentos de TI a partir de 2025.”
Os segmentos de software e serviços de TI terão crescimento de dois dígitos em 2024, em grande parte impulsionados pelos gastos com nuvem. O Gartner prevê que os gastos globais com serviços de nuvem pública aumentem 20,4% em 2024 e, da mesma forma como ocorreu em 2023, a fonte de crescimento será a combinação de aumentos de preços de fornecedores de nuvem e maior utilização.
Embora o efeito da inflação sobre os consumidores e as empresas tenha afetado o mercado de dispositivos ao longo de 2022 e 2023, os gastos com dispositivos começarão a se recuperar modestamente em 2024, crescendo 4,8%.
Os gastos com segurança cibernética também estão impulsionando o crescimento no segmento de software. Na pesquisa Gartner CIO and Technology Executive Survey de 2024, 80% dos CIOs informaram que planejam aumentar os gastos com segurança cibernética/informacional em 2024, a principal categoria de tecnologia para aumentar o investimento. O Gartner projeta um crescimento de dois dígitos em todos os segmentos de gastos com segurança empresarial para 2024.
FADIGA – Os CIOs estão sofrendo com a fadiga da mudança, que muitas vezes se manifesta como uma hesitação em investir em novos projetos e iniciativas. Isso está empurrando uma parte dos gastos de TI de 2023 para 2024, uma tendência que deve continuar em 2025.
“Diante de uma nova onda de pragmatismo, restrições de capital ou preocupações com margens, os CIOs estão adiando alguns gastos com TI”, afirma Lovelock. “As empresas estão mudando a ênfase dos projetos de TI para controle de custos, eficiências e automação, ao mesmo tempo em que reduzem as iniciativas de TI que levarão mais tempo para gerar retornos.”