HDF vai inaugurar fábrica de produção em massa de células a combustível de alta potência
A Hydrogène de France (HDF) vai inaugurar sua fábrica de produção de células a combustível de alta potência em Bordeaux. Esta usina, com capacidade de produção anual de 50 MW, será a primeira do mundo a produzir em massa PACs de alta potência (superior a 1 MW) usando a tecnologia PEM (sigla em inglês para “membrana de troca de prótons”). A industrialização e padronização desses sistemas reduzem seus custos e melhoram significativamente sua confiabilidade e manutenção.
Esta fábrica produzirá sob a marca “HDF Industry”. Ela integrará as pilhas de células a combustível da empresa canadense Ballard, que hoje possui a tecnologia mais amplamente implementada no mundo. Este acordo mundial exclusivo permite à HDF oferecer células a combustível de alta potência cujo desempenho e preços estão adaptados ao mercado de energia.
A HDF pretende desempenhar um papel pioneiro no mercado emergente de hidrogênio. O hidrogênio, considerado pelos industriais e pelos governos como uma das soluções para a transição energética, está se desenvolvendo em várias direções, incluindo mobilidade e aplicações estacionárias. A visão da HDF se baseia no desenvolvimento do hidrogênio como combustível e veículo para armazenamento de eletricidade.
A HDF iniciou seu programa industrial há três anos, consultando as principais empresas de células a combustível do mundo. A Ballard foi selecionada como a parceira ideal, pois demonstrou sua experiência, capacidade industrial e vida útil da pilha. O plano industrial da HDF foi desenvolvido com os projetos ClearGen e CEOG e com a experiência de seus funcionários.
A fábrica da HDF Industry terá uma capacidade de produção de 50 MW de célula a combustível por ano dentro de cinco anos.
Beneficiando-se do know-how da Ballard e da experiência da HDF em projetos industriais de hidrogênio, esta usina francesa de células a combustível multimegawatt possui uma liderança considerável no mercado.
HYDROGÈNE DE FRANCE – Especialista em tecnologias de hidrogênio, a HDF desenvolve, financia, constrói e opera infraestruturas industriais de geração de energia multimegawatt.
Pioneira em seu setor de atividade, a HDF foi notícia mundial em 2019, na Martinica, com o projeto ClearGen: a instalação e a colocação em funcionamento de uma célula a combustível de alta potência (1 MW) usando o hidrogênio produzido em cooperação com a refinaria Sara, transformando-o em eletricidade. Esse projeto é financiado pela Europa (FCH-JU) e pela SARA.
A HDF comercializou as usinas de energia Renewstable, que capturam energia renovável intermitente e a armazenam massivamente na forma de hidrogênio para produzir eletricidade estável por 24 horas, que pode ser controlada como uma usina termelétrica a um preço competitivo. A primeira usina Renewstable é desenvolvida na Guiana Francesa, em colaboração com o fundo de infraestrutura francês Meridiam e com a Sara: a usina de energia CEOG é a maior do mundo que armazena energia renovável em massa via hidrogênio, para produzir uma eletricidade diurna estável e não poluente e eletricidade noturna para 10 mil famílias. A CEOG iniciará seu canteiro de obras no início de 2020 e produzirá seus primeiros elétrons no início de 2022.
Como agente internacional, a HDF Energy atualmente possui cerca de 10 projetos Renewstable na fase de desenvolvimento avançado em vários países.