Eletrônica e Informática

Hidrelétrica Foz do Areia passa por modernização para ampliar eficiência

A Copel está modernizando a Usina Governador Bento Munhoz da Rocha Netto (Usina Foz do Areia). A quarta e última unidade geradora a ser modernizada, a unidade 3, está sendo desmontada para passar por uma renovação total. Recentemente, foi retirado o rotor da turbina, que será substituído após 40 anos de operação.

O novo rotor e as demais peças que serão trocadas já chegaram na Usina e devem ser instalados somente no início do ano que vem, já que o trabalho de desmontagem completa da máquina deve durar mais quatro meses. Depois, serão mais cinco a seis meses de trabalho para montagem da unidade reformada e testes antes e retomar a operação.

A Usina está localizada no rio Iguaçu, no município de Pinhão (PR) e possui quatro unidades geradoras com 1.676 megawatts de potência total instalada, podendo produzir energia suficiente para atender às necessidades de até 4,7 milhões de pessoas. Ela está passando por um processo de modernização desde 2011, iniciado com a reforma dos equipamentos de levantamento de carga. Na sequência, três grupos de turbinas e geradores começaram, um a um, a passar pela renovação, iniciando pela unidade geradora 2, seguida pelas unidades 1, 4 e agora a 3.

O orçamento da modernização das 4 unidades geradoras é de R$ 150 milhões e o trabalho será concluído em 2021.

Além de ampliar a vida útil do empreendimento, esses investimentos proporcionam ganhos no desempenho da Usina. Com a modernização, as unidades geradoras passam a ter melhor rendimento, ou seja, conseguem produzir energia com menor consumo de água, garantindo melhor aproveitamento do potencial hidráulico em especial quando o nível do reservatório está baixo. A segurança e a confiabilidade da operação da usina também aumentou. Ensaios mostram que os níveis de vibração e pulsação da turbina diminuíram, já que o novo rotor da turbina ganhou um novo design hidráulico.

A Foz do Areia é a segunda maior geradora da região Sul e está na 12ª colocação no ranking brasileiro.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo