Metal Mecânica

IPT desenvolve projeto para fomentar a transformação digital de pequenas e médias empresas

Um projeto financiado pelo Ministério da Economia, com valor total da ordem de R$ 7,1 milhões, está sendo executado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para desenvolver uma metodologia de transformação digital (TD) aplicada a micro e pequenas empresas, com a implementação de 180 soluções digitais para os principais problemas enfrentados em cada uma dessas MPEs. O projeto irá permitir a ampliação e a difusão de frentes de domínio tecnológico em TD, beneficiando milhares de empresas brasileiras do Programa Brasil Mais, alinhadas ao projeto ‘Estratégia Nacional para Indústria 4.0’.

A ideia é expandir a adoção de soluções nesta área tecnológica por empresas de pequeno porte na busca por mais produtividade, competitividade e geração de riqueza. As MPEs, apesar de empregarem grande contingente de trabalhadores, não têm capital nem conhecimento adequado necessários para aumentar sua produtividade.

A intenção é que a transformação digital proporcione mais ganhos de produtividade por meio de soluções digitais que demandam investimentos menores. “O projeto deve desenvolver uma metodologia de baixo custo e de rápida implementação, devidamente validada e que seja capaz de escalonar os atendimentos às MPEs em âmbito nacional. Essa metodologia deverá ser aplicada em indústria, comércio e serviços”, afirma Mari Tomita Katayama, gerente da Coordenadoria de Programas do IPT.

A equipe do IPT encarregada do projeto é constituída de pesquisadores, gestores e pessoal de apoio administrativo, com experiência em aplicação de tecnologias digitais da quarta revolução industrial em pequenas e médias empresas. Um dos projetos mais recentes do grupo foi a participação na iniciativa de aceleração de IoT em pequenas e micro empresas do Fórum Econômico Mundial, coordenando o projeto-piloto ‘4ª Revolução Industrial nas Pequenas e Médias Empresas’, que contou com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

SHOWPLA - Pallet Plástico 1200 X 1000 SHO1200 100X120X15

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo