Metal Mecânica

Mercado de robôs industriais cresce 44% em 2021

O mercado de robótica industrial na China obteve forte crescimento com um novo recorde de 243.300 instalações em 2021 – um aumento de 44% em relação ao ano anterior. Esses os dados preliminares publicados pela Federação Internacional de Robótica (IFR).

“A China liderou a recuperação global após a pandemia de Covid-19 e foi responsável por metade das instalações de robôs em todo o mundo em 2021”, diz Marina Bill, presidente da IFR. “O crescimento é forte em todas as indústrias, sendo a elétrica e eletrônica o setor dominante – crescimento de até 30% para 81.600 instalações. A indústria automotiva também apresentou forte recuperação. Isso foi impulsionado principalmente pela fabricação de veículos elétricos na China. Aumentou 89% em 2021 com 50.700 instalações.”

APOIO GOVERNAMENTAL – Na China, o envelhecimento da população causa escassez de mão de obra e impulsiona o crescimento da automação robótica. A robotização contínua das indústrias foi anunciada no início deste ano pelo governo. O plano de cinco anos para a indústria de robótica, divulgado pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) em Pequim, concentra-se na promoção da inovação – tornando a China um líder global em tecnologia de robôs e avanço industrial.

NOVA PROFISSÃO – Ao mesmo tempo, as autoridades do país visam aumentar o emprego e as oportunidades de empreendedorismo entre os graduados da faculdade. Em junho, 18 novas profissões, incluindo “técnico de engenharia robótica”, foram anunciadas pelo Ministério de Recursos Humanos e Previdência Social. A profissão se concentra na pesquisa e desenvolvimento de algoritmos de controle e sistemas operacionais para robôs, bem como no uso de tecnologia de simulação digital.

“A China ainda tem alto potencial de crescimento”, diz Marina Bill. “A densidade de robôs do país na indústria de manufatura é de 246 robôs industriais por 10.000 funcionários, ocupando o nono lugar mundial em 2020. Dez anos atrás, a densidade de robôs da China era de apenas 15 unidades.”

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo