Mercado global de PCs começa a se recuperar

As empresas de inteligência de mercado Canalys, Gartner e IDC,que costumam analisar o mercado de PCs, reportam declínio entre 7 e 9% no mercado mundial desse tipo de equipamento no terceiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo trimestre de 2022. Porém, de forma unânime indicam que há sinais de recuperação.
De acordo com o Gartner, as remessas mundiais de PCs totalizaram 64,3 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2023, uma queda de 9% em relação ao terceiro trimestre de 2022. A expectativa é de crescimento a partir do quarto trimestre deste ano.
“Há evidências de que o declínio do mercado de PCs finalmente chegou ao fundo”, diz Mikako Kitagawa, diretora de Análises do Gartner. “A procura sazonal do mercado educativo impulsionou as vendas no terceiro trimestre, embora a procura de PCs empresariais tenha permanecido fraca, proporcionando algum crescimento. Os fornecedores também fizeram progressos consistentes na redução do estoque de PCs, com expectativa de que o estoque volte ao normal até o final de 2023, desde que as vendas de fim de ano não entrem em colapso.”
Para a International Data Corporation (IDC), a espiral descendente nas remessas de PCs continuou durante o terceiro trimestre de 2023. Os volumes globais diminuíram 7,6% em relação ao mesmo trimestre do ano passado, com 68,2 milhões de PCs enviados. Os resultados preliminares são do Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker da companhia. Embora a procura e a economia global permaneçam moderadas, as remessas de PCs aumentaram em cada um dos últimos dois trimestres, abrandando a taxa de declínio anual e indicando que o mercado ultrapassou o fundo do poço.
O estoque de PCs também diminuiu nos últimos meses e está próximo de níveis saudáveis na maioria dos canais. No entanto, a pressão descendente sobre os preços persiste e provavelmente continuará a ser um problema nos setores de consumo e empresarial. Embora a maioria dos 5 principais fornecedores tenha experimentado quedas de dois dígitos durante o trimestre, o declínio descomunal da Apple foi o resultado de comparações desfavoráveis ano a ano, conforme a empresa se recuperava de uma interrupção na produção relacionada à Covid-19 durante o terceiro trimestre de 2022. Entretanto, o crescimento da HP deveu-se em grande parte à normalização dos inventários.
“A indústria de PCs está em um caminho lento para a recuperação, já que um ciclo de atualização de dispositivos e o fim do suporte para Windows 10 ajudarão a impulsionar as vendas no segundo semestre de 2024 e posteriores, diz Jitesh Ubrani, gerente de Pesquisa de Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. “A lentidão da indústria está dando à cadeia de abastecimento uma oportunidade de explorar opções de aquisição e produção fora da China e esta provavelmente continuará a ser uma questão fundamental no futuro, perdendo apenas para o avanço da IA dentro dos PCs”, complementa.
A Canalys indica que o mercado mundial de PCs registrou outra melhoria sequencial no terceiro trimestre de 2023. As remessas totais de PCs de 65,6 milhões de unidades caíram 7% com relação ao mesmo período do ano anterior, mas aumentaram 8% em comparação com o segundo trimestre de 2023. Isso representa o menor declínio anual nas remessas da indústria em mais de um ano e um sinal de recuperação tanto nos níveis de estoque quanto na demanda subjacente. As remessas de notebooks caíram 6% ano a ano, para 52,1 milhões de unidades, enquanto as remessas de desktops caíram 8%, para 13,5 milhões de unidades.
“Depois de um início de ano difícil, o terceiro trimestre de 2023 trouxe sinais mais positivos para o mercado global de PCs”, diz Ishan Dutt, analista principal da Canalys. “Em meio a algumas melhorias no ambiente macroeconômico, os principais players de toda a indústria estão agora expressando um otimismo cauteloso, porque os seus esforços para a correção de inventários têm sido amplamente bem sucedidos. Como resultado, a procura em todos os segmentos de usuário finais mostra melhora no desempenho das remessas de vendas dos fornecedores. A maioria dos principais OEMs registrou um crescimento sequencial nas remessas, depois de contabilizar o aumento da procura do setor da educação que se materializou em grande parte no último trimestre. Olhando para o futuro, a Canalys espera que esta tendência positiva continue, com o mercado preparado para um retorno ao crescimento durante a tão esperada temporada de final de ano.”
De acordo com o Gartner, embora a Lenovo tenha mais uma vez visto um declínio ano a ano nas remessas, ele foi reduzido a um dígito. Já a HP foi o único fornecedor a apresentar um crescimento ano a ano, com as remessas aumentando em todas as regiões. A Dell relatou um sexto trimestre consecutivo de declínio nas remessas, impactado pela fraca demanda de PCs empresariais, dada a sua forte presença nesse segmento.
As remessas da Apple diminuíram drasticamente em comparação com o ano anterior, em parte porque o volume de remessas aumentou significativamente no terceiro trimestre de 2022, uma vez que as interrupções no fornecimento ocorridas no início de 2022 devido ao bloqueio da China foram atenuadas. No terceiro trimestre de 2023, as remessas da Apple seguiram tendências sazonais, impulsionadas principalmente pela procura de estudantes e educadores.
“A boa notícia para os fornecedores de PC é que o pior poderá ter passado até o final de 2023”, diz Kitagawa. “O mercado de PCs empresariais está pronto para o próximo ciclo de substituição, impulsionado pelas atualizações do Windows 11. A demanda do consumidor por PCs também deve começar a se recuperar, à medida que os PCs adquiridos durante a pandemia estão entrando nos estágios iniciais de um ciclo de atualização.”
O Gartner projeta um crescimento de 4,9% para o mercado mundial de PCs em 2024, com crescimento esperado nos segmentos empresarial e de consumo.
“A IA generativa pode ser um divisor de águas para a indústria de PCs”, afirma Linn Huang, vice-presidente de Pesquisa de Dispositivos e Displays da IDC. “Embora os casos de uso ainda não tenham sido totalmente articulados, o interesse na categoria já é forte. Os PCs com IA prometem às organizações a capacidade de personalizar a experiência do usuário em um nível mais profundo, ao mesmo tempo em que são capazes de preservar a privacidade e a soberania dos dados. No próximo ano, esperamos um aumento significativo nos preços de venda gerais.”
“Com a redução de muitos dos problemas que têm atormentado o mercado, os fornecedores de todo o ecossistema de PC podem agora esperar um aumento adicional na demanda por conta da IA”, diz Kieren Jessop, analista de pesquisa da Canalys. “Roteiros para integração de recursos de IA no dispositivo já foram delineados, com vários produtos apresentados no evento HP Imagine no início deste mês e outros fornecedores prontos para seguir o exemplo. A Canalys prevê que a adoção de PCs com capacidade de IA acelerará a partir de 2025, com esses dispositivos representando cerca de 60% de todos os PCs vendidos em 2027. Os fornecedores e parceiros de canal que aproveitarem esta oportunidade se beneficiarão dos preços mais altos dos PCs com capacidade de IA e as oportunidades mais amplas para fornecer serviços e soluções além de hardware.” (Franco Tanio)