Metalex inaugura forno e amplia produção de tarugos

A Metalex, empresa da CBA, inaugurou no dia 22 de novembro um forno Sidewell, que ampliará a produção de tarugos de 75 mil para 90 mil toneladas/ano, na sua planta na cidade de Araçariguama (SP). A iniciativa integra a estratégia de ampliação da produção de alumínio reciclado da CBA, anunciada em outubro de 2020 e reforçada no IPO da companhia, através do aumento da capacidade da subsidiária Metalex.
“A inauguração do forno representa um marco importante da fase de crescimento da CBA, que tem a estratégia ESG como alavanca de valor. O incremento na capacidade de reciclagem de alumínio nos permitirá entregar ao mercado um tarugo ainda mais sustentável. O investimento também vai viabilizar uma maior proximidade e agilidade nas entregas, assim como fortalecer a geração de valor compartilhado para os nossos clientes e toda a sociedade”, ressalta Alexandre Vianna, diretor do Negócio de Produtos Primários da CBA.
A segunda etapa da expansão contará com a instalação da nova linha de reciclagem, que permitirá maximizar o consumo atual de sucata no mix de produção dos tarugos de 60% até 80%, através da utilização de sucata de obsolescência, além da de processo. O início desta operação está previsto para 2023.
Além de todos os ganhos em eficiência e produtividade, os resultados também serão percebidos nos impactos ambientais. A modernização dos processos vai garantir uma redução ainda maior da pegada de carbono na produção, o que significa a oferta de um tarugo mais sustentável. Quando toda a linha estiver em atividade, a emissão de GEE será de 1,4 t CO2e (toneladas de dióxido de carbono equivalente) para cada tonelada de alumínio produzido, tornando-se referência global do mercado.