Metal Mecânica

Metalurgia 2023 abre com o dobro de expositores em relação à edição anterior

Cinco anos após a sua última edição, a Metalurgia 2023 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços, foi aberta no dia 19 de setembro, na Expoville, celebrando os avanços tecnológicos surgidos desde então.

Com o dobro de expositores e de área de exposição registrados em 2018, a 12ª Metalurgia tem a participação de 210 expositores, vindos do Brasil e de outros sete países, sendo China, Estados Unidos, Turquia, Espanha, Itália, Rússia e Argentina. O evento segue até próximo dia 22.

A solenidade de abertura foi prestigiada pelo prefeito de Joinville, Adriano Silva, autoridades, lideranças do setor e de entidades representativas, expositores e visitantes. Reiterando a importância do ramo da metalurgia em todo o processo industrial, o prefeito reforçou a vocação de Joinville no setor.

“Joinville é uma cidade incrível, com mais de 400 ferramentarias. E não existe indústria sem passar pelo ramo da metalurgia, que é a base de toda a produção. Por isso, é um orgulho recebermos expositores nacionais e de tantos países, além dos quase 15 mil visitantes que deverão estar na cidade nesses dias. Estamos muito felizes e desejamos bons negócios a todos”, declarou o prefeito.

De acordo com Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil, organizadora do evento, durante os quatro dias o público vai encontrar na feira e salas de conteúdo, a convergência de novos conceitos com software para fundição, fundição 4.0, automação industrial, sistemas filtrantes, máquinas e equipamentos para indústrias de fundição, fornos, refratários, metrologia, equipamentos para laboratórios, tecnologias para jateamento, soluções em microfusão, válvulas, queimadores, gestão ambiental e eficiência energética.

“A Metalurgia acontece em um dos maiores centros de tecnologia de fundição da América Latina. Ao longo dos quatro dias de evento, os profissionais de todo o Brasil virão a Joinville e terão a oportunidade de explorar tecnologias que estão mudando o futuro da fundição e da metalurgia”, destaca Spirandelli.

Para Cacídio Girardi, presidente da Associação Brasileira da Fundição (Abifa), eventos como a Metalurgia são importantes para promover a integração do setor, bem como a discussão e definição de políticas que objetivem o melhor aproveitamento dos recursos naturais do país e, consequentemente, o desenvolvimento da sociedade.

“A Abifa apoia cada vez mais esses eventos para que possamos fazer com que os nossos associados se integrem com toda a cadeia de trabalho de produção dos nossos valores, incluindo maquinários e equipamentos”, afirma o presidente.

Reforçando a importância das parcerias, o gerente Executivo da Fiesc/Sesi/Senai Regional Norte Nordeste, Marco Aurélio Goetten, destacou programas de educação conduzidos e apoiados pelo sistema, inclusive ligados diretamente ao setor de metalurgia e fundição.

Entre eles, a retomada do curso Técnico de Metalurgia e Fundição e a criação do novo programa de pós-graduação em Engenharia de Fundição para Manufatura Avançada, realizados em parceria com a Abifa, entre outros programas de formação de capital humano desenvolvidos em parceria com entidades como a Prefeitura de Joinville e a ACIJ.

“Citamos o programa Hello Joinville, o programa Trilhas de Educação, que levou robótica, programação e tecnologia às escolas, o programa EJA (Educação para Jovens e Adultos). Parcerias são fundamentais e colhemos frutos com elas”, afirmou Goetten.

PROGRAMAÇÃO  – No dia 20 de setembro, os destaques foram  Rodada de Negócios e o Cintec Fundição – Congresso de Inovação Tecnológica. Na Rodada de Negócios, compradores e vendedores participaram de reuniões individuais, com interesses mútuos na demanda e na oferta de produtos e serviços. Cada empresa teve a oportunidade de participar de dezenas de reuniões em um único dia, com boas possibilidades de fechar negócios durante a rodada, além de iniciar um relacionamento que cria resultados a médio e longo prazos.

Já o Cintec Fundição – Congresso de Inovação Tecnológica apresenta diversos trabalhos técnicos desenvolvidos por especialistas. O evento é uma parceria inédita da Messe Brasil com a plataforma online Doutor Fundição, canal presente nas redes sociais com o objetivo de reunir informações e conteúdo técnico de qualidade apresentado por profissionais renomados do setor de fundição. (Foto: Alexandre Silvino/Divulgação)

SERVIÇO:

Metalurgia 2023 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços

Data: 19 a 22 de setembro de 2023

Horário: 13h às 20h

Local: Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE – R. XV de Novembro, 4315, Glória, Joinville (SC)

Organização: Messe Brasil

Realização e apoio: Abifa, Abinfer E Abimaq

Credenciamento de visitantes: https://materiais.messebrasil.com.br/metalurgia-2023-visitante  – Acesso a partir de 14 anos

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo