Eletrônica e Informática

Nokia terá laboratório dedicado à investigação forense de cibersegurança

A Nokia implantará Laboratório de Segurança, Testes e Pesquisa Avançada (ASTaR), em Dallas, Texas (EUA). Trata-se do primeiro laboratório de testes dos Estados Unidos focado em cibersegurança de ponta a ponta. Com uma abordagem holística de pesquisa, testagem de soluções em cibersegurança e identificação de potenciais ameaças à segurança cibernética, o laboratório se propõe a ir além dos testes de elementos individuais de rede, para visualizar um contexto maior, o que possibilita uma análise mais ampla dos cenários de uso e abuso nas redes.

Na era 5G, a natureza e a escala das redes de informação estão evoluindo, assim como a natureza e a escala das ameaças à segurança. Mais brechas estão abertas a ataques cibernéticos, devido aos muitos pontos de acesso interconectados, bem como ao uso frequente de softwares de código aberto e ao uso em larga escala do 5G em vários setores. A resiliência e a segurança das redes devem ser mantidas diante dos cenários de ataque em constante mudança.

Dedicado exclusivamente à investigação forense de cibersegurança, o ASTaR usará e desenvolverá ferramentas e técnicas de ponta para avaliar a segurança e a resiliência das redes 5G, bem como seus softwares, hardware e aplicativos associados. Em seguida, o ASTaR usará os resultados para lidar com ameaças emergentes de segurança – os pesquisadores do laboratório compartilharão informações com a comunidade de cibersegurança para identificar vetores de ameaças e potenciais vulnerabilidades.

“O 5G tornará possível a criação de diversos novos serviços para consumidores, governos e empresas privadas: a indústria precisa estar ultra vigilante em garantir que os ecossistemas 5G sejam seguros. Para demonstrar nossa liderança e compromisso com a segurança, a Nokia será a primeira a abrir um laboratório nos Estados Unidos com a missão singular de identificar e prevenir ataques de cibersegurança. O laboratório ASTaR é o ambiente de testes ideal para avaliar a segurança em um contexto mais amplo do uso da rede e cenários de abuso”, afirma Nishant Batra, diretor de Tecnologia e Estratégia da Nokia.

O laboratório servirá como um repositório central de conhecimento de segurança cibernética que será compartilhado com toda a Nokia, bem como para seus clientes, tanto operadores, negócios e governo. Além disso, a Nokia fará parcerias com clientes para construir cenários que simulem ataque reais às redes e observar o comportamento das medidas de segurança cibernética diante de tais ameaças.

O laboratório ASTaR será operado por especialistas em segurança cibernética com sede nos Estados Unidos e está localizado no campus Dallas da Nokia. Além disso, o ASTaR aproveitará os recursos de pesquisa de alto nível dos Nokia Bell Labs. O campus Dallas também possui um Executive Experience Center, um Energy Innovation Center, um O-RAN Test and Collaboration Center, um Cloud Collaboration Center e um Service Lab, tornando-o um destino fundamental para os clientes que procuram aprender sobre todo o portfólio e capacidades da Nokia.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo