Qualidade dos dados é problema para 72% das organizações
O “2024 State of Artificial Intelligence Application Strategy Report”, da F5, provedora de soluções de segurança cibernética, baseado em entrevistas com 700 líderes de tecnologia de todo o mundo, incluindo 25 do Brasil, indica que 75% das empresas estão implementando Inteligência Artificial (IA ). Porém, 72% relatam problemas significativos com relação à qualidade de dados e, por consequência, uma incapacidade para escalar práticas de dados. “
A IA é uma força disruptiva, que capacita as empresas a criar experiências digitais inovadoras e singulares. É importante considerar, no entanto, que as questões práticas da implementação de IA são muito complexas. Sem uma abordagem adequada e segura, o uso de IA pode ampliar significantemente a postura de risco de uma organização”, diz Kunal Anand, vice-presidente executivo e CTO da F5. “O nosso relatório destaca uma tendência preocupante: em sua ânsia por utilizar IA, muitas empresas desconsideram a necessidade de uma base sólida. Esse descuido não só diminui a eficácia de suas soluções de IA, mas também expõe as empresas a um grande número de ameaças à segurança.”
À medida que as empresas constroem um novo stack para suportar a crescente gama de serviços digitais movidos por IA, novos desafios surgem nas camadas de infraestrutura, dados, modelo, serviços de aplicação e aplicações, que precisam ser superados para uma adoção escalável generalizada.
A PROMESSA E A REALIDADE – As organizações estão entusiasmadas com as perspectivas e os impactos da IA generativa nos negócios. Os entrevistados a citaram como a mais empolgante tendência tecnológica de 2024. Entretanto, apenas 24% das organizações dizem haver implementado IA generativa em escala.
Embora o uso de IA generativa esteja em ascensão, frequentemente os casos de uso mais comuns servem a funções menos estratégicas.
Os casos de uso mais citados como já implementados pelos entrevistados incluem copilotos e outras ferramentas de produtividade para funcionários (em uso por 40% dos entrevistados) e ferramentas de atendimento ao cliente, como chatbots (36%). As ferramentas para automação do fluxo de trabalho (36%) foram citadas como o caso de uso de IA de maior prioridade.
OBSTÁCULOS – Segundo os líderes empresariais, a maturidade dos dados é um desafio imediato:
– 72% dos entrevistados citam a qualidade dos dados e uma incapacidade de ampliar práticas de dados como um dos principais obstáculos à ampliação da IA
– 53% apontam a falta de habilidades (head count) com IA e dados como um grande impedimento
– Embora 53% das empresas afirmem ter em operação uma estratégia de dados definida, mais de 77% das organizações entrevistadas dizem não ter uma fonte única de verdade para seus dados
Há dificuldades também na camada de infraestrutura:
– 62% apontam o custo da computação como uma grande preocupação no crescimento da IA
– 57% citam a segurança dos modelos como preocupação primária. Para resolver isto, os líderes empresariais esperam gastar 44% a mais em segurança ao longo dos próximos anos
– Mais de metade dos entrevistados (55%) ressaltam sua preocupação com o desempenho em todos os aspectos do modelo IA
SEGURANÇA CIBERNÉTICA – Segundo o estudo, a segurança cibernética é uma preocupação principal para aqueles encarregados de entregar serviços de IA. Fatores como ataques movidos por IA, privacidade de dados, vazamento de dados, e maior responsabilidade se classificam dentre as principais preocupações com segurança de IA.
Quando perguntados sobre como planejam defender-se contra essas ameaças, protegendo as implementações de IA, os entrevistados concentram-se em app services. Isso inclui segurança de APIs (Application Programming Interfaces), monitoramento e proteção contra DDoS e bots:
– 42% afirmam estar usando ou planejando usar soluções de segurança para APIs para salvaguardar os dados que atravessam modelos de treinamento de IA
– 41% usam ou planejam usar ferramentas de monitoramento para ter visibilidade sobre o uso de apps de IA
– 39% usam ou planejam usar proteção contra DDoS para os modelos de IA
– 38% usam ou planejam usar proteção contra bots para os modelos de IA.