Artigos e Cases

Resiliência operacional: o caminho natural é a nuvem

 

 

Cyrano Rizzo (*)

 

 

Por definição, a missão da TI em uma organização é trabalhar para entregar soluções inovadoras, que proporcionem mais segurança e agilidade às operações. E, para atingir estes objetivos, a gestão de TI precisa ser baseada em boas práticas, sobretudo no que diz respeito à computação em nuvem. Em nosso entendimento, isso é fundamental para a continuidade dos negócios em tempos tão adversos, e que cada vez mais demandam o uso de cloud computing.

Pela minha experiência, constato que o uso assertivo da tecnologia se mantém como uma das ferramentas mais importantes para as organizações que buscam estabelecer uma boa relação entre a qualidade nas condições de trabalho de seus colaboradores e a manutenção de suas entregas. Em outras palavras, quem quer minimizar impactos nas operações e ter resiliência enxerga na nuvem o caminho natural. Este é o caso da Nita Alimentos, que realizou um forte investimento em transformação digital em busca de mais segurança para lidar com a atual crise econômica. Neste notável case de sucesso, toda a operação já havia sido migrada para a nuvem, em um ambiente maduro, resiliente e escalável, o que tornou muito mais fácil para a empresa traçar um plano de continuidade de negócios em tempos tão incertos. E nós acompanhamos este processo diretamente.

Quem tem metas de crescimento ambiciosas para os próximos anos certamente já traçou um plano de atualização tecnológica dentro da área de TI. E, provavelmente, já parou para pensar se o seu ambiente atual de TI acompanha o ritmo de crescimento da empresa, e se este ambiente de fato atende ao provável aumento das demandas de processamento. Por isso, incluir a inovação como protagonista da estratégia possibilita o acesso às soluções mais recentes do mercado, e também ajuda a implementá-las de forma mais rápida – isso, muitas vezes, torna-se o diferencial que coloca a sua empresa à frente dos concorrentes. Mas, como garantir que uma infraestrutura suportará novas tecnologias? A resposta está na nuvem, que tem sido a base para todas as tecnologias que alavancam a transformação digital nas empresas, e que traz vantagens já bastante divulgadas, tais como redução de custos, ganhos de performance, flexibilidade, alta disponibilidade e aumento de segurança.

Para finalizar, como a nossa missão é auxiliar as empresas a dar o próximo passo para a transformação digital, fazendo com que estas continuem operando mesmo durante uma crise e aumentando sua sofisticação quanto à segurança da informação, está claro para nós que a maturidade em relação à segurança da informação precisa ser trabalhada, pois só assim é possível lidar com imprevistos. Nosso papel, enquanto especialistas em tecnologia da informação é estimular a adoção de soluções que garantam a segurança dos dados das empresas, bem como a manutenção de boas práticas em seus ambientes. E mostrar que a nuvem não é tão somente um conceito, mas o caminho natural para quem busca eficiência e resiliência.

(*) O autor é CTO da Binario Cloud.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo