Eletrônica e Informática

São Paulo ganha coworking especializado para pessoas com mais de 49 anos

A Nextt 49+ começa a funcionar para auxiliar profissionais em transição de carreira e até mesmo aposentados que desejam empreender, investindo em um negócio próprio. O espaço, localizado em um casarão tombado da Vila Mariana, bairro de classe média alta da capital paulistana, funciona como o primeiro hub de inovação do Brasil especializado no público sênior.

O público sênior, em crescente ascensão na sociedade brasileira e anda desassistido, seja como empreendedor, seja pelo próprio mercado, que lentamente vem descobrindo seu enorme potencial. Destaque-se que o grupo 49+ representa cerca de 50% da renda bruta familiar e encontra poucos produtos e serviços desenvolvidos especialmente para seu perfil.

Das 2,6 milhões de empresas criadas no país no ano de 2018, 34,2% delas tem por trás pessoas acima dos 50 anos, de acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). E vale ressaltar que, enquanto que a taxa de expansão de novos negócios no país é de 13% ao ano, no grupo dos 49+ esse percentual é três vezes maior: 39%. “E esse número tende a crescer com o envelhecimento da população”, explica Maurício Turra Ponte, que criou a Nextt 49+ junto com os sócios Ismael Rocha e Luiz Fernando D. Garcia.

O trio tem em comum a docência e a direção em uma das mais renomadas instituições de ensino do país na área de negócios, a ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, de onde saíram recentemente. Individualmente, contabilizam titulações internacionais e muita bagagem de mercado, nas áreas de gestão, marketing, publicidade, comunicação e educação.

Além dos empreendedores, a Nextt 49+ também vai atender executivos seniores que precisam se adaptar ao mercado de trabalho e às transformações digitais e, ainda, empresas de qualquer porte que desejam criar produtos ou serviços para o público maduro. “Temos uma inteligência voltada para esse mercado e daremos consultoria e capacitação para quem quiser atuar nele”, diz Luiz Garcia.

APOIO AO EMPREENDEDOR SÊNIOR – Sabe-se que a mortalidade das microempresas é alta: 45% após dois anos. E, pode chegar a mais de 60% em cinco anos. “Para o novo empreendedor, as experiências anteriores são importantes, mas não suficientes”, afirma Ismael Rocha. “Esse público sente falta de mentoria, apoio especializado e consultoria nas áreas de planejamento, gestão e mercado”, completa.

Como parte importante do suporte oferecido, a proposta da Nextt 49+ é também oferecer um espaço amigável para este público. “De forma geral, os coworkings são ambientados para um público mais jovem, onde os mais velhos não se identificam. Nossa ideia é oferecer um local diferenciado e mais adequado para as necessidades desta faixa etária”, explica Mauricio Turra.

COMO FUNCIONA – O profissional ou empreendedor que ingressar no hub terá acesso a um programa de mentoria e aceleração totalmente customizado para suas necessidades, nas quatro frentes de trabalho da Nextt 49+: coach, consultoria, coworking/ incubadora e educação. Aderindo ao hub, será feito um diagnóstico para que conte com a consultoria necessária, dentro do pacote contratado.

MULHERES – Os sócios do empreendimento identificaram que o público feminino precisa de um coach diferenciado, porque enfrentam questões específicas, como se dividir nos inúmeros papéis, de mãe, esposa, filha, além de dar conta do recado profissionalmente, em um universo ainda machista. Por isso, haverá no hub a oferta de coaching exclusivo para mulheres empreendedoras, hoje à frente de quase metade das empresas no Brasil.

EDUCAÇÃO – Na área da educação, o local vai oferecer, a partir do mês de maio, cursos, palestras e workshops pautados pela andragogia (educação para o público adulto), que atende com mais assertividade o público sênior”, explica Ismael Rocha.

Diretamente como consultoria ou apoiando as startups, as grandes marcas também serão convidadas a participar deste mercado. “Os baby boomers e a geração X chegaram à maturidade, com poder de compra nas suas mãos e exigências diferenciadas”, explica Garcia. “Acreditamos que conhecer esse público, seus nuances e desejos é hoje a melhor porta de entrada para o crescimento de muitas marcas, produtos e serviços, dado o enorme potencial de crescimento desse segmento”, completa.

Mais informações: www.nextt49.com.br

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo