Metal Mecânica

Senai-SP faz lives com especialistas para discutir tendências da tecnologia industrial

Especialistas do Senai-SP participaram da Hannover Messe, uma das principais feiras do mundo sobre tecnologia industrial, realizada em abril passado, tendo como tema principal a “Transformação Industrial em Ação”.  Fruto dessa participação, produziram o “Boletim da Difusão Tecnológica” com o objetivo de disseminar, entre os representantes do meio produtivo, especialistas, docentes e técnicos do Senai-SP, informações sobre tecnologias que ainda possuem baixo grau de difusão no mercado brasileiro e que podem contribuir para o desenvolvimento das empresas nacionais.

Entre as principais tendências tecnológicas apresentadas na Hannover Messe 2021, foram:

 

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – De todos os temas apresentados na feira, este provavelmente é o mais transversal. Mesmo que há alguns anos em voga, na edição de 2021, a Inteligência Artificial (IA), Aprendizado de Máquina e Deep Learning mostraram-se tecnologias fundamentais para construir a indústria do futuro. Potencializadas pela crescente implantação da rede 5G e acessibilidade da computação em nuvem, as aplicações de IA e Aprendizado de Máquina estão transformando a indústria. Na feira, foram apresentados cases com aplicação de IA em drones que inspecionam quilômetros de esteiras de transporte utilizando câmeras RGB e infravermelhas, por exemplo.

 

REDES 5G – Considerada uma das tecnologias mais promissoras da Indústria 4.0, o 5G traz mais rapidez, estabilidade e confiabilidade na transmissão de dados entre dispositivos na indústria. Isso possibilita que processos que exijam alta acuracidade e sincronização de equipamentos, sejam executados sem gargalos em seu fluxo de informações. A tecnologia traz aplicações que vão desde alta precisão na localização e posicionamento de ativos, até uma total mudança no padrão de operação de robôs móveis.

 

MATERIAIS MAIS SUSTENTÁVEIS –  As empresas estão buscando, constantemente, desenvolver novos materiais: mais baratos de produzir, mais eficientes, com menor impacto ambiental e que produzam baixa emissão de gás carbono. Neste ano, algumas empresas apresentaram soluções que alinharam tecnologia e sustentabilidade. Polímeros de alta performance, ligas metálicas, materiais inteligentes com sensores integrados e novos processos de fabricação. Os materiais inovadores impactam não só os produtos, mas criam modelos de negócio mais sustentáveis.

 

PRODUÇÃO LIVRE DE CARBONO – Governos e empresas têm se dedicado em traçar estratégias para reduzir e neutralizar a emissão de carbono em seus domínios. Economia circular é o tema da vez e é uma tendência crescentemente explorada por todas as instituições no globo. Durante os eventos da feira, autoridades da Alemanha e representantes de grandes companhias trouxeram visões de como o país vem se preparando e agindo para tal transformação industrial, com fortes investimentos em energias renováveis – como eólica e solar- e eletromobilidade.

 

CLOUD, EDGE E INFRAESTRUTURA – Com a crescente geração de dados da cadeia produtiva e a demanda por processá-los a fim de extrair informações e insights relevantes, soluções de computação em nuvem (cloud) e borda (edge) têm ganhado, cada vez mais, espaço e destaque nos ambientes industriais, pois facilitarão os negócios e o processo de transformação digital. Análises operacionais para detecção de anomalias e insights de negócios originados de todos os dados da cadeia de valor são apenas alguns exemplos das possibilidades criadas por essas tecnologias.

 

O Senai-SP também oferece a grupos empresariais organizados, a realização de lives com especialistas para apresentação detalhada das tendências e discussão sobre os impactos na indústria. As empresas ou instituições que se interessarem podem entrar em contato pelo e-mail: hannovermesse2021@sp.senai.br .

Infográfico com informações gerais da feira Hannover Messe 2021.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo