Siemens Gamesa entrega primeiras pás de turbinas eólicas totalmente recicláveis
A Siemens Gamesa entregou no dia 1º de agosto a primeira turbina eólica do mundo equipada com RecyclableBlades da companhia. De acordo com a empresa, a primeira instalação comercial de tecnologia de turbina eólica reciclável ocorreu no projeto de energia eólica offshore Kaskasi da RWE, na Alemanha. A empresa afirma que é um ponto de virada na sustentabilidade de longo prazo da energia eólica offshore.
“Estamos provando que, como líderes da revolução offshore, estamos comprometidos em tornar a inovação tecnológica disruptiva comercialmente viável no ritmo que a emergência climática exige. Levamos a tecnologia Siemens Gamesa RecyclableBlade ao mercado em apenas 10 meses: do lançamento em setembro de 2021 à instalação no projeto Kaskasi da RWE em julho de 2022. Isso é impressionante e destaca o ritmo em que todos precisamos nos mover para fornecer capacidade de geração suficiente para combater a emergência climática global. Este marco marca uma contribuição significativa para a meta da Siemens Gamesa de ter turbinas totalmente recicláveis até 2040. Com o RecyclableBlade disponível para nossos clientes, podemos criar uma economia circular virtuosa”, diz Marc Becker, CEO da Siemens Gamesa Offshore Business Unit.
As pás das turbinas eólicas são feitas de uma combinação de materiais embutidos em resina para formar uma estrutura forte e rígida. A utilização da tecnologia RecyclableBlade permite a recuperação total dos componentes da lâmina no final da vida útil do produto. A separação da resina, fibra de vidro e madeira, entre outros, é feita por meio de uma solução ácida suave. Os materiais podem então entrar na economia circular, criando novos produtos como malas ou invólucros de tela plana sem a necessidade de recorrer a mais recursos brutos.
“O fato de estarmos testando em nosso parque eólico offshore Kaskasi as primeiras pás de turbinas eólicas recicláveis do mundo sob condições operacionais é um passo significativo no avanço da sustentabilidade das turbinas eólicas para o próximo nível. A primeira turbina equipada com RecyclableBlades da Siemens Gamesa está gerando eletricidade. A expansão das energias renováveis deve ser impulsionada de forma decisiva. A expansão offshore mais rápida é particularmente importante para atingir simultaneamente as metas climáticas e criar mais soberania energética. Nós da RWE queremos ajudar a fazer isso acontecer e o comissionamento da primeira turbina de nosso parque eólico offshore de Kaskasi é um sinal claro dessa intenção”, afirma Sven Utermöhlen, CEO da Wind Offshore, RWE Renewables.
Várias turbinas do parque eólico offshore Kaskasi da RWE serão equipadas com lâminas recicláveis Siemens Gamesa B81, cada uma com comprimento de 81 metros. O projeto está localizado a 35 km ao norte da ilha de Heligoland, no Mar do Norte alemão. Será composto por 38 turbinas eólicas SG 8.0-167 DD, gerando 342 MW de energia limpa e renovável para até 400.000 residências alemãs. Isso é comparável a uma cidade como Frankfurt am Main.
A tecnologia RecyclableBlade também está disponível para as pás B108 de 108 metros de comprimento usadas na turbina eólica offshore SG 14-222 DD e as enormes pás B115 de 115 metros de comprimento nas turbinas SG 14-236 DD.