Metal Mecânica

Sistema servo de múltiplos eixos da Beckhoff favorece tecnologia de sobreamostragem

O sistema servo de multieixos AX8000 de alto desempenho da Beckhoff é caracterizado por uma dinâmica alta e tempos de ciclo muito curtos. A corrente do motor é verificada em ciclos de μs e o tempo mínimo do ciclo EtherCAT ajustável é de 62,5 μs. Com o apoio da tecnologia de sobreamostragem, os dados do processo agora podem ser capturados várias vezes em um ciclo de comunicação, se necessário, e transferidos ao controlador via EtherCAT.

Com o dinâmico sistema servo AX8000 baseado em EtherCAT, novos valores de setpoint podem ser transferidos a cada 62,5 μs do controlador de movimento no PC Industrial para o servoacionamento.

Sistemas de controle equivalentes geralmente operam com um tempo de ciclo de apenas 1 ms. Agora, o firmware do AX8000 também oferece suporte à tecnologia de sobreamostragem, familiarizado com I/Os EtherCAT da Beckhoff. Isso permite a amostragem múltipla de dados de processo em um ciclo de comunicação com um fator de sobreamostragem de até 128, e a transferência de todos os dados em uma matriz via EtherCAT. Isso permite que o controlador de nível superior transmita várias posições de ponto de ajuste ou velocidades ao drive dentro um ciclo de comunicação, que o mesmo segue. Além disso, as variáveis medidas podem ser registradas várias vezes no servoacionamento e os valores armazenados em buffer podem ser disponibilizados para o controlador em um ciclo. Desta forma, um gráfico no TwinCAT Scope View pode ser implementado de forma ainda mais precisa. Por exemplo, a sincronização com outras unidades – com ou sem funcionalidade de sobreamostragem – é possível, sem problemas, por meio da função de distributed clocks do sistema EtherCAT. O método de sobreamostragem é usado em máquinas de processamento de precisão e em outras máquinas e sistemas para os quais a avaliação de valores medidos de alta resolução é um requisito tecnológico.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados