SKA traz nova solução de impressora 3D da Formlabs

A SKA incorporou em seu portfólio uma nova solução da Formlabs, empresa especializada em manufatura aditiva com as tecnologias SLA (estereolitografia) e SLS (sinterização seletiva a laser). Trata-se da Form 4, impressora 3D de resina, que oferece velocidade, precisão, confiabilidade e versatilidade de materiais para o segmento industrial.
“A Form 4 oferece maior eficiência na produção de peças em impressão 3D com resina, proporcionando um diferencial competitivo significativo para a indústria. Com tecnologias exclusivas como textura de fácil soltura, tanque flexível de alta durabilidade, sistema MSLA (Estereolitografia Mascarada), com múltiplos focos de luz e inovação antisserrilhamento que elimina o efeito voxel, a Formlabs se destaca no mercado e ajuda a tornar nosso portfólio ainda mais completo”, explica Micael Mota, head de Manufatura Aditiva da SKA.
A solução apresenta um tanque de alta durabilidade capaz de suportar até 75.000 camadas de impressão, o que resulta em uma redução significativa nos custos operacionais. Por conta disso, a impressora requer menos trocas de tanques, proporcionando economia no longo prazo. Um filme óptico microtexturizado integrado à unidade de processamento de luz permite o fluxo de ar entre o tanque de resina e a unidade, localizada na parte superior.
Segundo a diretora de Vendas por Canal da Formlabs, Daniela Hodgkings, o grande diferencial da ferramenta é a velocidade de impressão. “No sistema de laser, a tecnologia usada nas versões anteriores de impressoras SLA da Formlabs, o laser viaja no eixo X para curar a resina no formato da peça 3D. No sistema Low Force Display da Form 4, cada camada de impressão é feita por meio de projeção de luz. Um processo bem mais rápido que reduz significativamente o tempo de impressão entre duas a quatro vezes em comparação com o laser”, destaca.
Para que tudo aconteça com melhor precisão, seis sistemas de controle integrados monitoram e ajustam a temperatura, o nível de resina, as forças de impressão e o status dentro da impressora Form 4.
“Com um sistema automatizado que dispensa resina de forma rápida, precisa e com o mínimo desperdício, é possível imprimir sem se preocupar com a falta de resina na impressora e realizar a troca de materiais em um curto espaço de tempo”, comenta Micael Mota. (foto/divulgação)