Eletrônica e Informática

Solução de IA ajuda na prevenção de acidentes em armazéns

 

 

 

Uma nova ferramenta lançada pela Via Technologies, a solução de inteligência artificial Via Mobile360 AI Forklift Safety Kit, pode ajudar substancialmente os armazéns logísticos no esforço de prevenir acidentes e reduzir perdas e danos na cadeia de suprimentos.

 

Com visão em tempo real de 360 graus – o Surround View System – e capacidade de detecção dinâmica de objetos (Dynamic Moving Object Detection), a tecnologia identifica com precisão possíveis ameaças e perigos à segurança dos trabalhadores, como a aproximação inesperada de outros maquinários ou operadores, a tempo de tomar medidas preventivas.

 

A solução também inclui um sistema de monitoramento dos profissionais que operam plataformas elevatórias (Driver Monitoring System), detectando sinais de fadiga ou de comportamentos de risco, como distração e uso de celulares. Além de mitigar ameaças potenciais, o sistema ainda melhora o campo de visão dos operadores sobre seu entorno

 

“Os armazéns e hubs da cadeia de suprimentos seguem aumentando a velocidade e a escala de suas operações, e tornou-se imprescindível que atuem de forma pró-ativa na segurança de seus profissionais, cujas rotinas são cada vez mais atribuladas em um ambiente de pressão cada vez maior”, afirma Richard Brown, vice-presidente de marketing da Via Technologies.

 

De acordo com ele, isto agora ficou muito claro por causa da pandemia da covid-19. Somente no Brasil, devido ao isolamento social imposto no combate ao novo coronavírus, as vendas online cresceram mais de 40%. A média de abertura mensal de lojas de e-commerce passou de 10 mil para 50 mil neste período de quarentena.

 

“Este cenário sobrecarregou o setor logístico e tornou clara a necessidade de mais precaução por parte das empresas na operação dos armazéns”, diz o executivo.

 

Os acidentes em armazéns logísticos e depósitos ainda acontecem em número elevado no Brasil. Segundo o Ministério da Previdência Social, o setor de armazenagem – que inclui desde o trabalho em silos de grãos, até os voltados para atender a indústria e o comércio – teve 11,13 mortes a cada 100 mil trabalhadores em 2016, último ano com dados disponíveis. O índice deixa o setor entre os 25% mais mortíferos para trabalhadores no país.

 

O segmento de grãos, sem dúvida, é o mais perigoso. O Ministério Público do Trabalho – braço do Ministério Público da União – registrou nada menos do que 14 mortes de trabalhadores por asfixia, estrangulamento ou afogamento causados por cereais e derivados entre 2012 e 2017.

 

PRATICIDADEO novo ferramental de segurança é bastante simples de usar, dada a sua praticidade conceitual. Ao identificar uma possível ameaça, a IA emite um alerta. Mas vai além disso. Para prevenir o uso do maquinário por profissionais não autorizados, um risco sempre presente, o sistema também comporta um modelo de reconhecimento facial.

 

A solução abrange um conjunto completo de hardware, software, algoritmos de inteligência artificial, câmeras e opções de customização, conforme as necessidades das empresas.

 

O kit inclui o sistema embarcado Via Mobile360 M810, que suporta ampla faixa de temperatura de operação e entrada de 9 ~ 36V DC com ACC/IGN; quatro câmeras FOV-190 graus com sistema de vídeo SVS (Surround View System) e DMOD (DynamicMovingObjectDetection) frontal, para detecção de movimento de objetos.

 

Traz ainda uma câmera FOV-60 graus com termômetro infravermelho para o sistema de monitoramento do operador – DMS (Driver Monitoring System), incluindo o módulo de reconhecimento facial Driver ID; alerta de velocidade com sistema CAN Bus; visor de alta resolução de 7 polegadas; sensor opcional de uso de cinto de segurança; e sensor opcional ultrassônico de proximidade com radar de curta distância.

A ferramenta Via Mobile360 SDK também permite integração a sistemas em nuvem, enquanto o software Via Mobile360 Calibration Tool é mais indicado para instalações simples. (texto: Alberto Mawakdiye/foto: divulgação)

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo