Eletrônica e Informática

Totvs lança plataforma para automatizar coleta de dados do agronegócio

A Totvs apresenta ao agronegócio uma plataforma que conecta os dados de diversos fornecedores e os integra ao sistema de gestão, facilitando a análise e controle de todos os processos. O Totvs Agro Conecta Dados conta com inteligência aplicada, que permite centralizar as informações dos equipamentos e softwares utilizados no campo, para garantir maior eficiência e desempenho nas operações, melhorando a gestão do negócio.

As aplicações da agricultura 4.0 têm melhor aproveitamento quando há integrações entre equipamentos e plataformas de gestão, pois apenas assim o produtor passa a ter controle e acesso aos dados de forma consistente. Com a nova solução, é possível extrair os dados das máquinas e dos equipamentos agrícolas e conectá-los ao sistema de gestão. Ou seja, as informações processadas pelos tratores, colheitadeiras, drones e sensores, como dados de talhões, ordens de serviços, horas trabalhadas, alertas de equipamentos e dados de colheita,  passam a ser geridas automaticamente pelo ERP.

Essa integração garante a integridade na coleta das informações para planejamento das fazendas e, com a gestão dos dados, é possível ter um controle mais preciso dos custos da produção e análises preditivas que colaboram para o melhor gerenciamento das operações de campo.

São dados que permitem por exemplo a aplicação variável de agrotóxico para controle de pragas, colocando em prática o conceito de agricultura de precisão com o uso racional de insumos. Além disso, é possível acessar de forma simples análises de produtividade e eficiência das máquinas e dos operadores, uma oportunidade de otimizar ativos e operações de manejo como pulverização, preparo, plantio e colheita.

A comunicação entre os equipamentos e o sistema de gestão é feita por meio de conexão com a internet. Vale ressaltar que, em caso de queda no sinal, os dados continuam sendo coletados e são atualizados assim que a conexão for restabelecida. “Imagine o seguinte: uma única máquina agrícola pode gerar aproximadamente 1,5 milhão de registros por meio de seus sensores. Uma única plataforma processa, sintetiza e distribui esses dados dentro do sistema de gestão. Esse é o Totvs Agro Conecta Dados, uma solução que se propõe resolver a integração dos equipamentos e os sistemas de diversos fornecedores. Essa comunicação é feita por meio de APIs da Totvs, na medida em que nos conectamos com mais parceiros, a plataforma se torna cada vez mais abrangente, pois os dados são trabalhados de forma consistente e estruturada”, destaca Angela Gheller, diretora da Manufatura, Logística e Agroindústria da companhia.

A plataforma vem ganhando integração com diversos fabricantes de máquinas e de automação, permitindo coletar os dados de sensores e de sistemas agronômicos e meteorológicos, gerando resultados exponenciais ao produtor.

A solução pode ser contratada por assinatura e o valor da subscrição varia de acordo com o número de equipamentos conectados. Quanto maior o volume de máquinas, menor o valor individual da conexão.

A TOTVS e seu impacto no agronegócio brasileiro - YouTube

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo