Metal Mecânica

Vendas de veículos elétricos mais que dobram em 2021, China é o maior mercado

No mundo, foram vendidos 6,5 milhões de veículos elétricos (EVs) em 2021, um aumento de 109% em comparação a 2020, conforme estima a pesquisa sobre o mercado global de veículos elétricos feita pela empresa de consultoria Canalys. Os EVs incluem os carros de passageiros totalmente elétricos e os híbridos plug-in. O mercado global total de automóveis cresceu apenas 4% em 2021, pois continuou sofrendo com as restrições da Covid-19 e a escassez de chips. As vendas de veículos elétricos representaram 9% de todas as vendas de carros de passeio em 2021. A demanda por EVs permaneceu forte em 2021, mas muitos mais poderiam ser vendidos, não fosse pela escassez crônica de componentes que ainda afeta todas as montadoras em todo o mundo.

Dos EVs vendidos globalmente, 85% foram entregues a clientes na China Continental e na Europa. 3,2 milhões de EVs foram vendidos em 2021 na China Continental, representando 15% de todos os carros novos vendidos. Na Europa, foram vendidos 2,3 milhões de EVs, representando 19% dos carros novos.

Nos EUA, apenas 4% dos carros novos vendidos em 2021 eram EVs – cerca de 535.000 unidades. Metade de todos os EVs vendidos globalmente foi para clientes na China Continental.

“Mais de 3,2 milhões de EVs foram vendidos na China Continental em 2021 – metade de todos os carros elétricos vendidos em todo o mundo – e 2 milhões que em 2020. Muitos novos modelos são lançados todos os meses em cada segmento de mercado importante, desde minúsculos carros urbanos baratos a sedãs e SUVs convencionais e premium”, diz Jason Low, analista principal da Canalys. “15% dos carros novos vendidos em 2021 na China Continental eram EVs – mais que o dobro da porcentagem em 2020, e ainda há uma grande oportunidade de crescimento em 2022 e nos anos posteriores.”

O modelo Wuling Hongguang Mini EV (foto) foi de longe mais vendido na China Continental em 2021. Seu sucesso inspirou outros fabricantes de automóveis a lançar carros semelhantes. Os EVs da Tesla ocuparam os dois lugares seguintes, com o Model Y ultrapassando o Model 3. Mas a concorrência está aumentando. A BYD expandiu sua gama de EVs e foi a marca líder de EVs na China com vários modelos populares totalmente elétricos e híbridos plug-in. Outras marcas com fortes vendas de veículos elétricos em 2021 na China Continental incluem Aion, Changan, Chery, Li Xiang, Ora, Roewe e Xpeng.

Os fabricantes de automóveis tradicionais também estão cada vez mais eletrificando seus de produtos na Europa. Os EVs representaram 19% do total de vendas de carros em 2021, com 2,3 milhões de veículos entregues. O Tesla Model 3 foi o carro elétrico mais vendido na Europa em 2021, mas o Grupo Volkswagen foi o principal fabricante de veículos elétricos, com vários modelos da Audi, Skoda e VW vendendo bem.

“A demanda por veículos elétricos continua forte na Europa. De fato, em muitos países europeus, os veículos elétricos representavam mais de um quarto dos carros novos vendidos. mas os clientes precisam ser pacientes. Tempo de espera de nove a 12 meses para um novo EV não é incomum”, afirma Ashwin Amberkar, analista da Canalys.

As vendas de EVs nos EUA continuam atrás das da China Continental e da Europa. Apenas 4% dos carros novos vendidos nos EUA em 2021 eram EVs. Vários novos EVs foram lançados em 2021 e o impulso das vendas e o interesse do consumidor estão aumentando, mas a Tesla continua a dominar as vendas de EVs nos EUA com uma participação estimada em pouco menos de 60%.

“As vendas de veículos elétricos da concorrência não chegam nem perto das vendas da Tesla nos EUA, desde que as remessas do Model 3 aumentaram em 2018. A Tesla ainda supera muitas marcas de carros premium no mercado geral”, diz Chris Jones, vice-presidente e analista-chefe da Canalys. “As picapes darão um grande impulso ao mercado de veículos elétricos dos EUA em 2022. A Rivian foi a primeira a entregar no final de 2021, enquanto a Ford e a GM observaram forte interesse no F-150 Lightning e no GMC Hummer Pickup, respectivamente.”

RANKING – A Tesla lidera o mercado mundial de veículos elétricos com uma participação de 14%. As vendas do Model Y começaram nos principais mercados em 2021 e rapidamente ultrapassaram as do Model 3 na China Continental e nos EUA. A produção de veículos da Tesla está bem estabelecida na China Continental e começará na Europa no primeiro semestre de 2022 – a unidade se concentra na entrega de modelos existentes e não em lançar novos em 2022.

O Grupo Volkswagen ficou em segundo lugar com 12% de participação de mercado, duplicando as vendas de veículos elétricos em 2021 em comparação com 2020, e liderou o mercado na Europa. Quase 60% das vendas de EVs do Grupo foram da marca VW, com apoio da Audi, Cupra, Porsche, Seat e Skoda, dando-lhe assim uma presença em vários segmentos de EV.

A SAIC, que inclui a SGMW, a combinação de SAIC, GM e Wuling, ficou em terceiro lugar com 11% de participação. O grande sucesso dentro do grupo ainda é o Wuling HongguangMini EV na China Continental, onde é o líder inconteste. EVs de Baojun, Maxus, MG e Roewe, todas marcas de propriedade da SAIC, contribuíram para seu sucesso.

A BYD ficou em quarto lugar com participação de 9% e um segundo semestre particularmente forte. Suas vendas de EV aumentaram mais de 200% em 2021, com mais de uma dúzia de modelos disponíveis na China Continental, alguns com versões EV e PHEV – plug-in hybrid electric vehicle. Também se expandiu para além da China Continental. Lançou o primeiro modelo baseado em sua nova plataforma eletrônica 3.0 no final de 2021, com mais novos modelos na plataforma em 2022.

A Stellantis ficou o quinto com 6% de participação de mercado. Versões eletrificadas de carros compactos populares na Europa foram a chave para o sucesso com os veículos Peugeot, Opel/Vauxhall e Fiat vendendo bem. A Stellantis produzirá quatro novas plataformas EV para uso em veículos das 14 marcas do grupo.

O BMWGroup deteve uma participação de 5% em 2021, aumentando suas vendas de veículos eletrificados em 70%, mas perdeu terreno para seus concorrentes de crescimento mais rápido. Seu EV mais vendido em 2021 foi o BMW iX3 fabricado na China, seu maior mercado de usuários finais. O Mini Cooper SE foi o segundo EV mais vendido, à frente do BMW i3.

O Hyundai Motor Group detinha uma participação de 5% no mercado de veículos elétricos em 2021. Hyundai e Kia tiveram um bom desempenho com seus modelos “gêmeos”. O Hyundai Ioniq 5 e o Kia EV6 foram lançados em meados de 2021, enquanto o Hyundai Kona e o Kia Niro venderam bem em 2021. O Grupo passa pela escassez de chips melhor do que a maioria dos concorrentes até o momento. (texto: Franco Tanio/foto: David290 /reprodução/Wikipedia)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo