Vendas globais de semicondutores recuam no primeiro trimestre
As vendas mundiais de semicondutores totalizaram US$ 119,5 bilhões no primeiro trimestre de 2023, o que reflete uma queda de 8,7% em relação ao quarto trimestre de 2022 e 21,3% a menos que no primeiro trimestre de 2022, de acordo com a Semiconductor Industry Association (SIA). As vendas do mês de março de 2023 aumentaram 0,3% em comparação com fevereiro de 2023. As vendas mensais são compiladas pela organização World Semiconductor Trade Statistics (WSTS) e representam uma média móvel de três meses. A SIA representa 99% da indústria de semicondutores dos EUA em receita e quase dois terços das empresas de chips fora dos EUA.
“As vendas de semicondutores continuaram caindo durante o primeiro trimestre de 2023 devido à ciclicidade do mercado e aos ventos macroeconômicos contrários, mas as vendas mensais aumentaram em março pela primeira vez em quase um ano, fornecendo otimismo para uma recuperação nos próximos meses”, diz John Neuffer, presidente e CEO da SIA.
Regionalmente, as vendas mensais aumentaram na Europa (2,7%), Ásia-Pacífico/Todos os outros (2,6%) e China (1,2%), mas diminuíram no Japão (-1,1%) e nas Américas (-3,5%) . As vendas ano a ano diminuíram em todas as regiões: Europa (-0,7%), Japão (-1,3%), Américas (-16,4%), Ásia-Pacífico/Todas as demais (-22,2%) e China (-34,1% ).